Folha de S. Paulo


McLaren procura vagas na F-1 para pilotos do seu programa de desenvolvimento

Apesar da péssima fase que atravessa --são 14 provas sem ir ao pódio--, a McLaren já começa a pensar em seu futuro.

Não apenas foi a primeira das grandes equipes da F-1 a passar a se dedicar ao projeto do carro da temporada que vem como também já planeja colocar na categoria dois pilotos que participam de seu programa de desenvolvimento para jovens talentos.

De acordo com Martin Whitmarsh, chefe da equipe inglesa, tanto Kevin Magnussen como Stoffel Vandoorne estarão em breve na F-1. Para isso, o dirigente já procurou Lotus, Force India e Marussia para tentar encontrar uma vaga para os pilotos.

"Eles são especiais. De uma maneira ou de outra vamos encontrar um jeito de promover a estreia deles", afirmou Whitmarsh, que hoje tem como dupla em seu time o inglês Jenson Button e o mexicano Sergio Perez.

"Magnussen e Vandoorne serão pilotos de F-1 e é apenas uma questão de quanto tempo precisaremos para trazê-los. De qualquer maneira eles são jovens e não precisam chegar no ano que vem."

Os dois pilotos têm 21 anos e disputam a F-Renault 3.5. Magnussen, filho do ex-piloto Jan, lidera o campeonato logo à frente do belga, faltando apenas uma etapa para o encerramento da temporada.

O dinamarquês causou boa impressão na F-1 depois de participar do teste para novatos, no ano passado, e cravar uma volta que seria suficiente para lhe dar o sexto lugar no grid do GP de Abu Dhabi.

Depois, no meio deste ano, voltou a testar com a McLaren e novamente surpreendeu ao marcar o melhor tempo de um dos dias de treinos.

"Não estávamos planejando testá-lo naquele momento, mas depois que ele perdeu a chance de andar com a Force India, resolvemos dar uma chance a ele", explicou Whitmarsh. "Magnussen deu 110 voltas, foi o mais veloz do dia e não cometeu um erro", completou o dirigente da McLaren, que neste fim de semana tenta mais uma vez acabar com seu jejum de pódios, desta vez no GP do Japão.

A corrida em Suzuka, no domingo, pode definir o Mundial deste ano. Líder do campeonato, Sebastian Vettel precisa ganhar e torcer para Fernando Alonso chegar no máximo em nono para ficar com o quarto título seguido.


Endereço da página: