Folha de S. Paulo


Senado francês diz que 3 primeiros da Volta da França-98 estavam dopados

Os três melhores ciclistas da Volta da França de 1998 estavam dopados com EPO (eritropoetina), segundo revelou uma comissão de investigação do senado francês nesta quarta-feira. O pódio foi formado pelo italiano Marco Pantani, o alemão Jan Ullrich e o americano Bobby Jullich.

De acordo com o jornal francês "Le Monde", outros atletas que participaram daquela edição também estão na lista de dopados. Entre eles, o francês Jacky Durand, que conquistou o prêmio de corredor mais combativo em 1998 e em 1999.

Os resultados daquela edição já não podem ser alterados.

A Volta da França de 1998 foi marcada pelo escândalo de doping dos ciclistas da equipe Festina, cujos membros foram banidos. Foi o primeiro grande caso de doping.

Patrick Kovarik -mai.2000/AFP
Os ciclistas alemão Jan Ullrich (esq.) e italiano Marco Pantani na disputa da Volta da Itália
Os ciclistas alemão Jan Ullrich (esq.) e italiano Marco Pantani na disputa da Volta da Itália

ARMSTRONG

Os três melhores da Volta da França de 1998 foram rivais de Lance Armstrong --banido do esporte no ano passado após uma investigação da agência americana antidoping (Usada) revelar que ele liderou um esquema de doping entre 1998 e 2005.

Armstrong só admitiu publicamente ter utilizado doping em janeiro deste ano, em entrevista para a jornalista americana Oprah Winfrey.

O ex-ciclista americano teve revogada todas as conquistas esportivas, incluindo as sete taças da Volta da França e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2000.


Endereço da página: