Folha de S. Paulo


Chelsea vence com gol nos acréscimos de David Luiz e fica perto da final da Liga Europa

O Chelsea ficou bem perto da final da Liga Europa ao vencer o Basel, na Basileia (Suíça), nesta quinta-feira, por 2 a 1, pelo primeiro jogo da semifinal do torneio, graças a um gol do zagueiro brasileiro David Luiz aos 48min do segundo tempo.

O nigeriano Moses, aos 11min do primeiro tempo, abriu o placar. A equipe anfitriã empatou empatou com Schar, aos 41min da etapa final, em cobrança de pênalti.

Com o resultado, no jogo da volta, na próxima quinta-feira, em Londres, o Chelsea pode perder por 1 a 0 para carimbar a vaga. Já o Basel precisa vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que faça mais de dois gols (3 a 2, 4 a 3...). Caso os suíços façam 2 a 1 nos ingleses, o duelo vai para a prorrogação. Qualquer empate dá a vaga aos ingleses.

Atual campeão da Copa dos Campeões, o Chelsea disputa a Liga Europa por não ter conseguido se classificar às oitavas de final da Champions deste ano.

O JOGO

O Chelsea apostou na marcação e nos contra-ataques para derrotar o Basel. Foi justamente num contra-ataque em que se iniciou a jogada do gol: aos 11min, Azpicuelta cruzou para Lampard, que obrigou o goleiro Sommer a espalmar para escanteio. O meia inglês cobrou na cabeça de Moses, que testou firme no canto direito e abriu o placar.

O Basel tinha mais a bola, mas não conseguia transpor a marcação dos visitantes. Com isso, o time suíço só assustou numa cobrança de falta de Schar, a qual Cech espalmou para escanteio.

Em contra-ataques, o Chelsea poderia ter ampliado. Mas Ramires parou em Sommer aos 34min e Hazard desperdiçou um lance cara a cara com o goleiro, ao chutar para fora, oas 44min.

As equipes voltaram mais ligadas no segundo tempo. Antes dos 10 minutos, cada uma já havia acertado a trave uma vez. Com 2min, Stocker invadiu a área e chutou na trave de Cech. Seis minutos depois, Hazard cruzou rasteiro para Torres, que bateu no contrapé do goleiro, mas a bola explodiu no poste direito.

O Basel voltou a assustar aos 22min, num chute de longe de Frei, no qual a bola passou à esquerda do gol do Chelsea. Quando a partida já se encaminhava para uma vitória do inglesa por 1 a 0, Azpicuelta cometeu pênalti em Stocker e Schar converteu a cobrança aos 41min.

Em lugar do Basel se animar a buscar a virada, o Chelsea tratou de retomar a vantagem. Aos 43min, a bola sobrou para Oscar perto da pequena área, mas o brasileiro isolou. Aos 46min, Sommer fez uma espetacular defesa em cabeceio de Terry. Somente aos 48min, numa falta cobrada por David Luiz, os londrinos chegaram à vitória por 2 a 1.


Endereço da página:

Links no texto: