Folha de S. Paulo


Meia inglês chama Thiago Silva de transexual e é convocado a depor na França

O jogador inglês Joey Barton, do Olympique de Marselha, que provocou polêmica na quarta-feira ao chamar de transexual o brasileiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, foi convocado para uma audiência no dia 15 de abril pelo Conselho Nacional de Ética (CNE).

A Paris Foot Gay, uma associação que luta contra a homofobia no futebol, denunciou o caso à Liga de Futebol Profissional (LFP), que transmitiu o caso ao CNE.

Gerard Julien/AFP
O meio-campista Joey Barton em fotomontagem ao lado do zagueiro brasileiro Thiago Silva
O meio-campista Joey Barton em fotomontagem ao lado do zagueiro brasileiro Thiago Silva

A diretoria do Marselha anunciou na noite de quarta-feira que exigiu de Barton o fim da polêmica.

"Olympique de Marselha e Joey Barton apresentam suas desculpas a Thiago Silva e a seu clube pelas palavras do jogador inglês", afirma um comunicado.

O Paris Saint-Germain denunciou o ataque do inglês ao brasileiro e destacou que "supera uma simples disputa verbal".

"Thiago Silva e o Paris Saint-Germain se reservam o direito de apresentar a ação [na justiça] que consideram necessária", afirma um comunicado.

Barton passou vários dias atacando o brasileiro, mas na quarta-feira foi ainda mais agressivo no Twitter ao escrever: "2 perguntas para Thiago Silva. Primeiro, por quê fla de mim na entrevista coletiva antes do PSG-Barça? Estranho. Depois, quando vai operar? #transexual".

O inglês já havia provocado polêmicas com Neymar.

"Neymar é o Justin Bieber do futebol. Brilhante no YouTube, mas um xixi de gato na realidade", escreveu no Twitter, utilizando uma expressão inglesa para mostrar o que pensa do brasileiro.

Reprodução/Twitter/@Joey7Barton
Reprodução do Twitter do meia inglês Barton
Reprodução do Twitter do meia inglês Barton

Endereço da página:

Links no texto: