Folha de S. Paulo


Málaga supera o Porto e se classifica às quartas da Champions pela 1ª vez

O Málaga venceu o Porto por 2 a 0 nesta quarta-feira na Espanha e se classificou às quartas de final da Copa dos Campeões pela primeira vez na história. Marcaram para o time espanhol Isco aos 41min do primeiro tempo e Roque Santa Cruz, aos 32min da etapa final.

Na primeira participação da equipe espanhola no torneio mais importante da Europa, o Málaga conseguiu reverter o placar da primeira partida. O Porto havia vencido em casa por 1 a 0, mas não segurou a vantagem fora de seus domínios.

O Málaga conta no seu elenco com os brasileiros Júlio Baptista e Lucas Piazon, além do uruguaio Diego Lugano, ex-São Paulo, que esteve no banco de reservas.

Jon Nazca/Reuters
Isco (direita) é festejado pelo meio-campista Iturra, após marcar o primeiro gol do Málaga, na vitória sobre o Porto por 2 a 0
Isco (direita) é festejado pelo meio-campista Iturra, após marcar o primeiro gol do Málaga, na vitória sobre o Porto por 2 a 0

SORTEIO

Além do Málaga, estão classificados Barcelona, Real Madrid, Juventus, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund e Galatasaray.

Na sexta-feira (dia 15), às 8h da manhã (de Brasília), acontece o sorteio que definirá os cruzamentos das quartas de final da Copa dos Campeões. A partir desta fase, não há mais direcionamento das partidas. Ou seja, não há cabeças de chave e poderá ocorrer confrontos inclusive com equipes do mesmo país.

Os jogos de ida das quartas de final estão agendados para os dias 2 e 3 de abril. A volta será realizada entre os dias 9 e 10 do mesmo mês.

O JOGO

A partida começou truncada e fraca tecnicamente. O Porto tocava a bola no meio-campo, tentando encontrar espaços para furar a defesa do Málaga, que, por sua vez, procurava se posicionar no campo de ataque, para tomar a bola e chegar mais rápido ao gol.

Após os 25min, o time espanhol conseguiu ficar mais tempo com a bola e organizar melhor as jogadas de ataque. Já a equipe portuguesa recuou e se arrumou para o contra-ataque.

Com o fim da primeira etapa se aproximando, o volume de jogo do time da casa crescia e o gol era iminente. Aos 39min, um lance polêmico. Iturra cruzou na área, Helton não conseguiu ficar com a bola e caiu no chão, após choque com outro brasileiro, Júlio Batista. A bola sobrou para o argentino Saviola, que fez o gol. Mas o árbitro italiano Nicola Rizzoli invalidou o lance, alegando falta de Júlio Batista no goleiro.

Dois minutos mais tarde, porém, não teve jeito. Em jogada pela direita, Iturra tocou para Isco que, da entrada da área, finalizou por cobertura, enganando o goleiro do time português.

No intervalo, o técnico do Porto Vítor Pereira sacou o meia João Moutinho e colocou o atacante James Rodriguez. Mas a estratégia foi prejudicada pela expulsão do meio-campista Defour, logo aos 4min do segundo tempo.

Mas o time português se perdeu em campo e o Málaga cresceu ainda mais. Tanto que o treinador português arrumou a defesa sacando o atacante Varela. Em seu lugar entrou o zagueiro brasileiro Maicon, ex-Vila Nova.

Apesar da defesa reconstruída, o meio-campo do time português não conseguia reter a bola no campo ofensivo. O Málaga, por sua vez, aumentou a pressão sobre o rival e renovou o seu poderio ofensivo. Júlio Baptista saiu e, em seu lugar, entrou o paraguaio Roque Santa Cruz, que já passou pelo Bayern de Munique e pelo Manchester City.

E com a experiência do atacante, o Málaga ampliou a vantagem que lhe garantiria a inédita vaga aos 32min. Isco cobrou escanteio da direita, Santa Cruz ganhou da defesa e cabeceou no canto direito de Helton.

Apesar do tento sofrido, o Porto não teve forças para diminuir o placar e ameaçou apenas em jogadas de bola parada, como no último lance, que até Helton foi para a área. Mas a vaga era do Málaga, pela primeira vez.


Endereço da página:

Links no texto: