Folha de S. Paulo


Data foi 'vilã' em entrega do 'Oscar do esporte' no Rio

Três dos sete premiados pela Fundação Laureus em sua cerimônia anual não estavam presentes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na segunda-feira.

As ausências foram creditadas em parte à distância do Brasil com a Europa, onde a cerimônia foi realizada dez vezes desde sua criação, em 2000. E também à data em que o evento ocorreu.

A Folha apurou que a intenção da Laureus era realizar a festa na primeira semana de fevereiro. Mas resolveu postergá-la para não coincidir com o Carnaval brasileiro.

Para a entidade, é mais fácil trazer astros se a solenidade ocorrer no início do ano. Atletas de esportes como atletismo, tênis e F-1 têm menos compromissos no período.

Vencedor da principal láurea da noite, a de melhor atleta de 2012, o velocista Usain Bolt se ausentou, mas gravou participação interativa, assim como Andy Murray, considerado a revelação do ano passado, e a equipe europeia da Ryder Cup.

Dos cinco concorrentes de Bolt, que levou o troféu pela terceira vez na carreira, apenas o nadador americano Michael Phelps viajou ao Rio. A história recente do prêmio mostra que há maior quórum quando realizado mais próximo do início do ano.

Os dois antecessores de Bolt, Novak Djokovic (melhor de 2011) e Rafael Nadal (2010), compareceram às respectivas entregas --em Londres e Abu Dhabi, ambas no início de fevereiro. Confirmado para ser realizado no Rio também em 2014, o Prêmio Laureus não tem data marcada.

"É sempre difícil confirmar atletas. Queríamos trazer jogadores da NBA, de tênis e pilotos, mas a data é assunto complicado", disse o presidente da fundação, Edwin Moses, à Folha.

O desejo do dirigente é manter uma parceria de longo prazo com o Rio, que receberá os Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, ele ressalvou que outros fatores podem pesar para uma renovação.

"Já quisemos fazer acordo com cidades, mas a falta de hotéis ou ajuda do governo prejudicou. Não sei, no momento, se ficaremos no Rio até 2016".


Endereço da página:

Links no texto: