Folha de S. Paulo


Ausente em festa no Rio, Bolt conquista 'Oscar do esporte' pela terceira vez

Nem a presença no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e sua aposentadoria renderam a Michael Phelps o Prêmio Laureus de Atleta do Ano. O principal esportista de 2012, na opinião dos membros da fundação, foi o jamaicano Usain Bolt.

É a terceira vez que Bolt, 26, ganha o troféu --as outras foram em 2008 e 2009. Ele não compareceu à premiação. O caribenho sagrou-se bicampeão olímpico dos 100 m, 200 m e do revezamento 4 x 100 m nos Jogos de Londres-2012.

Também concorriam à comenda o astro do Barcelona Messi, o tricampeão mundial de F-1 Sebastian Vettel, o fundista britânico Mo Farah e o ciclista britânico Bradley Wiggins.

Mais prolífico medalhista olímpico da história (22 medalhas e 18 ouros) e único presente pessoalmente ao evento, Phelps recebeu uma menção honrosa por sua carreira. Ele nunca ganhou o Laureus.

A heptatleta britânica Jessica Ennis levou o prêmio de Atleta Feminina do ano, e seu compatriota Andy Murray o de "revelação" do ano.

DIAS LEVA PRÊMIO

O único brasileiro que levou uma estatueta na noite foi o nadador paralímpico Daniel Dias. Detentor de dez medalhas paraolímpicas de ouro, Dias repetiu o feito que obtivera em 2009. Outro brasileiro, Alan Fonteles, também cobiçava o troféu.

O craque santista Neymar foi preterido na categoria revelação.

OS GANHADORES DO PRÊMIO LAUREUS:
Atleta do ano - Usain Bolt e Jessica Ennis
Equipe do ano - time europeu da Ryder Cup (golfe)
Atleta radical do ano - Felix Baumgartner
Revelação do ano - Andy Murray
Retorno do ano - Felix Sanchez
Paraolímpico do ano - Daniel Dias

O jornalista Paulo Roberto Conde viaja a convite da Fundação Laureus


Endereço da página:

Links no texto: