Folha de S. Paulo


Tenista 'gorda' de 16 anos apronta e avança em Indian Wells

A primeira grande zebra apareceu no torneio de Indian Wells, competição que perde de importância apenas para os Grand Slams, logo em seu primeiro dia, nesta quinta-feira. E a tenista tem apenas 16 anos.

Stephen Dunn/AFP
A tenista americana Taylor Townsend em ação contra a tcheca Lucie Hradecka, em Indian Wells
A tenista americana Taylor Townsend em ação contra a tcheca Lucie Hradecka, em Indian Wells

A americana Taylor Townsend venceu a tcheca Lucie Hradecka (57ª do mundo), 27, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-1) e 6/3, em 2 horas e 10 minutos.

No ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais), Townsend ocupa a 471ª posição e entrou na chave principal graças a um convite da organização, o que não ocorreu no ano passado (leia mais abaixo).

Por lei da associação, atletas entre 14 e 18 anos joguem podem jogar torneios de primeiro porte, mas com limite de participações. No ranking juvenil mundial, Townsend ocupa a sexta colocação.

Na próxima rodada ela terá pela frente a sérvia Ana Ivanovic, 11ª cabeça de chave do torneio americano.

ISTO É TOWNSEND

Townsend se destacou recentemente na mídia por conta de uma polêmica no ano passado.

Então líder do ranking mundial juvenil (até 18 anos), a americana foi campeã de simples e duplas na categoria no Aberto da Austrália e venceu duplas em Wimbledon.

Mesmo com esse currículo, a adolescente só disputou o Aberto dos EUA porque sua mãe se dispôs a pagar os custos da viagem até Nova York.

A federação americana informou que não pagaria mais despesas de torneios de Townsend até que ela emagrecesse e entrasse em forma.

"Nossa preocupação é com sua saúde e o desenvolvimento como tenista a longo prazo", disse Patrick McEnroe, chefe no programa de desenvolvimento da federação, ao "Wall Street Journal".

"Foi uma coisa que nos chocou porque a Taylor vem jogando muito bem e consistentemente", afirmou a mãe da adolescente, Sheila. "Ela é a número um, não só dos EUA, mas do mundo."

Em 2011, Townsend ganhou convite do Aberto dos EUA para o qualifying de simples (caiu na segunda rodada) e para duplas (foi eliminada na terceira rodada).

Townsend pediu novos convites neste ano, mas eles foram negados. Ela então jogou apenas entre as juvenis --foi eliminada nas quartas em simples e venceu a final de duplas no sábado.

Os sites da federação dos EUA, da federação internacional e do Aberto dos EUA não informam a altura e o peso de Townsend, mas a gritaria foi grande. Além de a tenista estar em fase de crescimento, a federação não teria levado em conta as características corporais pessoais.

A americana Lindsay Davemport, por exemplo, chegou ao topo do ranking mundial e era corpulenta (1,88 m e cerca de 80 kg).

"Estou muito desanimada com esta notícia da Townsend. Me deixa triste e também me faz pensar se há alguma mulher envolvida nessa decisão", disse a ex-número um do mundo no Twitter.

Ela disse também que teve sorte por ter tido técnica mulher na federação quando era adolescente. "Ela acreditava em mim, mesmo não sendo uma tenista talhada."


Endereço da página:

Links no texto: