Folha de S. Paulo


Marin convida Bebeto para ser coordenador das seleções de base

Campeão mundial em 1994 e membro do Comitê Organizador da Copa de 2014, o ex-atacante Bebeto foi convidado pela CBF para assumir um cargo de coordenação nas categorias de base da seleção brasileira, afirmou nesta sexta-feira o presidente da entidade, José Maria Marin.

"Está praticamente tudo certo com ele", disse Marin, que acompanhou no Pacaembu a final da Copa São Paulo de juniores entre Santos e Goiás. "É para ser uma espécie de coordenador".

O presidente da CBF deve oficializar a escolha em breve. Ele optou por Bebeto por ter um bom entrosamento com ele no comitê organizador e pela experiência do ex-jogador, que também conquistou o Mundial sub-20 de 1983.

Divulgação/CBF
José Maria Marin (no centro) e Bebeto (à direita) durante visita à delegação do selecionado sub-20, em San Juan
José Maria Marin (no centro) e Bebeto (à direita) durante visita à delegação do selecionado sub-20, em San Juan

Na semana passada, o Brasil encerrou sua pior campanha na história do Campeonato Sul-Americano sub-20. Atual campeão mundial e tri continental, foi lanterna do seu grupo e terminou como penúltimo colocado da competição, realizada na Argentina.

Bebeto, cujo filho Mattheus era meia desta seleção de juniores, acompanhou Marin numa visita à delegação.

"Parecia festa ou férias. Não importava se ganhava ou perdia, o pessoal queria era bagunça", declarou o atacante Marcos Junior, do Fluminense, ao retornar ao Brasil.

Segundo maior vencedor de Mundiais com cinco taças --uma a menos do que a recordista Argentina--, o Brasil se ausentará de uma edição pela segunda vez. Havia conquistado 11 dos 25 Sul-Americanos anteriores.

Indicado por Mano Menezes, Ney Franco ganhou o Mundial sub-20 como treinador em 2011 e coordenou as categorias de base da CBF até julho do ano passado, quando aceitou convite do São Paulo e deixou o cargo.

Emerson Ávila o substituiu apenas como técnico. Ney criticou a inexistência de um coordenador.


Endereço da página:

Links no texto: