Folha de S. Paulo


Herdeiros de 'mãe tigre' vão mal nos estudos

Fazer marcação cerrada para que os filhos tirem notas altas e ganhem competições pode ter efeitos contrários e resultar em baixo desempenho escolar, segundo pesquisa da Universidade do Texas em Austin (EUA).

O estudo avaliou o que ficou conhecido como método "mãe tigre", depois do livro "Grito de Guerra da Mãe Tigre", lançado em 2011 nos EUA, escrito por Amy Chua, descendente de chineses.

Educação domiciliar tem 2 milhões de adeptos nos Estados Unidos
No Brasil, educação domiciliar está à margem da lei

No best-seller, Chua conta as estratégias usadas por famílias chinesas para criar filhos bem-sucedidos --entre elas, proibi-los de ver TV, jogar no computador ou brincar na casa dos amigos e exigir que sempre tirem nota dez.

A pesquisa acompanhou por oito anos 444 famílias asiático-americanas e identificou quatro perfis de pais: dos mais aos menos severos.

Os filhos de "pais tigre" foram associados a menores notas e níveis de escolaridade mais baixos, sintomas depressivos e menor senso de obrigação familiar, segundo a pesquisa. Os filhos também se sentiam mais distantes dos pais em comparação aos de outros perfis familiares.

O estudo foi publicado em março na revista "Asian American Journal of Psychology".


Endereço da página:

Links no texto: