Folha de S. Paulo


Loja de departamento sueca usa manequins com corpo de mulher real

Moda contra anorexia de verdade é o que está fazendo a loja de departamentos Åhléns, em Estocolomo (Suécia).

Ali, os manequins que exibem as peças de roupa, incluindo lingerie e biquínis, têm curvas, barriga e medidas de corpo de mulheres da vida real.

Reprodução
Manequins da loja de departamentos Âhléns, em Estocolmo, na Suécia
Manequins da loja de departamentos Åhléns, em Estocolmo, na Suécia

As bonecas viraram celebridade quando um blog feminista, "Women's Rights News", postou a foto das manequins em sua página do Facebook. A imagem tornou-se viral.

As figuras usadas para exibir roupas nas vitrines se tornaram onipresentes nas lojas a partir dos anos 60. Nessa época, começaram a ter medidas cada vez menos parecidas com as da realidade e mais próximas às de modelos de passarela e artistas da cultura pop.

Foram ficando cada vez mais magras, claro. Mas, apesar de criticadas por incentivarem a busca neurótica pela magreza e mostrarem um padrão de corpo artificial às mulheres, as manequins do tipo "Barbie" continuam sendo a opção da quase totalidade das lojas de moda.

A loja sueca é exceção: as modelos cheias de curvas já são usadas há alguns anos. Mulheres reais (com cabelos brancos, rugas etc.), também estrelam fotos no site da Åhléns e na revista da loja.


Endereço da página:

Links no texto: