Folha de S. Paulo


Prêmio Empreendedor Social acontece nesta terça; acompanhe ao vivo às 19h

Nesta terça-feira (2), a partir das 19h, com transmissão ao vivo e com acessibilidade pela Folha e UOL direto do Masp, em São Paulo, serão conhecidos os empreendedores vencedores da décima edição do Prêmio Empreendedor Social, da sexta edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro e da Escolha do Leitor.

O mais importante concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo é realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, ligada ao Fórum Econômico Mundial.

Seis projetoschegaram à final entre uma centena de inscritos. Eles foram eleitos por um júri de especialistas a partir de critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social, entre outros.

Esses empreendedores estão fazendo a diferença e mudando a realidade brasileira com iniciativas nas áreas de educação, mudança climática, acesso à saúde, inclusão, economia colaborativa e mobilização social.

De São Paulo, vêm o arquiteto Cláudio Sassaki, 40, e o administrador Eduardo Bontempo, 30, que criaram a Geekie, uma plataforma de educação adaptativa. A Geekie personaliza o estudo do aluno conforme suas necessidades, além de prepará-lo para o Enem e oferecer simulados de provas do exame, que funcionam como um diagnóstico da aprendizagem. A dupla doa esses serviços para escolas públicas e os vende a escolas particulares.

O biólogo Paulo Moutinho, 53, atua em pesquisas sobre as mudanças climáticas com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) há 19 anos. Moutinho trabalha em toda a Amazônia Legal desenvolvendo pesquisas junto com populações tradicionais e cientistas, que buscam um desenvolvimento sustentável para a região.

Em Santa Catarina, o médico Hercílio Alexandre da Luz Filho, 52, fundou, em 1987, a maior entidade filantrópica na área de nefrologia do país. A Fundação Pró-Rim presta atendimento de alta qualidade a pacientes com doenças renais e oferece hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes.

JOVENS EMPREENDEDORES
Na categoria Empreendedor Social de Futuro, que premia projetos que tenham de um a três anos de existência, de jovens de até 35 anos, está Lorrana Scarpioni, 24, relações públicas e bacharel em direito. A empreendedora criou o site Bliive, que promove a troca de favores entre os usuários, usando o tempo como moeda de troca.

Concorrem também Ronaldo Tenório, 28, publicitário; Carlos Wanderlan, 32, programador; e Thadeu Luz, 31, arquiteto, desenvolvedores do aplicativo gratuito para celulares Hand Talk. A tecnologia traduz o português oral ou escrito para a libras (língua brasileira de sinais).

Já André Cervi, 25; Bruno Tataren, 25; Daniel Morais Assunção, 24; João Paulo Padula, 25; e Luís Madaleno, 25, fundaram o Atados, uma rede social que conecta pessoas que querem ajudar às ONGs que precisam de voluntários.


Endereço da página:

Links no texto: