Folha de S. Paulo


HURRA! lança campanha para financiar expansão ao RJ

Após três anos em São Paulo disseminando o rúgbi como esporte de formação de valores para a transformação social em 23 dos 45 CEUs (Centro Educacional Unificado) da capital paulista, a ONG HURRA! planeja expandir suas atividades para o Rio de Janeiro.

Criada pelo ex-atleta Eduardo Pacheco, da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, a ONG HURRA! já capacitou 110 professores dos CEUs para, no contraturno do horário letivo, oferecer acesso à prática do rúgbi e dos valores ligados ao esporte -como trabalho em equipe, respeito ao próximo, educação cidadã e participação proativa- a 800 crianças e adolescentes.

Para financiar a implantação do Programa Rugby Cidadão na cidade que marca o retorno da modalidade às Olimpíadas 2016, o Rio, a ONG lançou uma nova estratégia de captação: a Campanha Triplo Try.

Na Lata
O criador da ONG HURRA!, Eduardo Pacheco, levará o projeto aos professores do Rio de Janeiro
O criador da ONG HURRA!, Eduardo Pacheco, levará o projeto aos professores do Rio de Janeiro

A ONG tem como meta, até o final do ano, vender 600 kits contendo uma camiseta, um voucher de R$ 50 para o restaurante L'Entrecôte D'Olivier e mais dois ingressos de um dos jogos da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) dia 19/10, para a final do Campeonato Brasileiro, ou dia 15/11, para o amistoso entre Brasil e Portugal, ambos na Arena Barueri.

Em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, a HURRA! quer implantar o projeto Rugby Cidadão em 12 escolas da rede municipal. "O objetivo é fazer um paralelo entre o esporte e a vida, abordando a questão dos valores educacionais", explica Pacheco.

A ideia da ONG HURRA! é levar parte do projeto que acontece em São Paulo ao Rio de Janeiro. Em terras cariocas, antes de darem aula, os professores terão capacitação uma vez por mês com os profissionais da ONG. Posteriormente, cada professor deve dar de duas a três aulas do esporte por semana e desenvolver uma competição mensal com os alunos, onde estarão os educadores da ONG. "Incentivamos que os professores façam torneios e atividades para que as crianças se mantenham motivadas", conta.

POR QUE TRIPLO TRY?

O nome da campanha foi criado a partir do significado que a palavra "try" tem no jogo de rúgbi. Originalmente, ao passar com a bola pela linha de fundo do campo adversário e apoiá-la no chão, o time ganhava a chance ou tentativa (try, em inglês) de chutar a bola pelo meio das traves em forma de H para marcar. Trabalho em equipe e persistência para conseguir recompensa. O "triplo" se refere aos três beneficiados do projeto: a própria modalidade -há divulgação da Confederação Brasileiro de Rugby; as crianças que participam das aulas e os professores da rede pública de ensino.

Na Lata
Saiba como ajudar o projeto da ONG HURRA!
Saiba como ajudar o projeto da ONG HURRA!

Endereço da página:

Links no texto: