Folha de S. Paulo


Governo do DF aponta 'sabotagem' em uniforme com grafia errada

O governo do Distrito Federal apontou suposta fraude em confecção de uniforme escolar com grafia incorreta da palavra 'ensino'. O caso será investigado pela Polícia Civil do DF.

De acordo com a secretaria de educação do GDF, 27 camisetas entregues a uma escola pública em Brazlândia, no entorno de Brasília, foram identificadas com o problema -o nome da unidade aparece como "centro de encino médio 01".

O episódio ganhou repercussão após a irmã de um aluno do colégio postar a imagem em rede social.

Reprodução/Facebook/Taynara Santos
Inscrição em camiseta supostamente distribuída pelo governo do Distrito Federal com a inscrição
Camiseta supostamente distribuída pelo governo do DF com a inscrição "Centro de Encino Médio"

Ao todo, foram produzidas 2.889 blusas para este colégio, todas confeccionadas pela "Fábrica Social", iniciativa do próprio GDF para capacitação de beneficiários de programas sociais. O projeto já produziu cerca de 200 mil blusas para estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.

"A divulgação na imprensa do uniforme com grafia errada está sendo tratada como ato de sabotagem. Considera-se impossível a produção, pela Fábrica Social, de camisas erradas no universo de 200.000 (duzentas mil) unidades corretas, observando-se a técnica de produção", afirma nota do GDF.

O governo explica que todas elas são fabricadas "por intermédio de uma única tela de reprodução em silkscreen", cuja imagem foi divulgada pela assessoria de imprensa do governo local.

A secretaria de educação afirma que não há "nenhum fato concreto" sobre uma fraude dentro do programa social, mas diz que foi solicitado à secretaria extraordinária da Copa, responsável pela iniciativa, "que proceda o aperfeiçoamento de seus processos de segurança no controle de qualidade na produção, empacotamento e distribuição das camisetas do uniforme escolar".

Ao todo, o programa Fábrica Social deve distribuir neste ano um milhão de uniformes do tipo, com a estampa do Estádio Nacional Mané Garrincha, que sediará jogos da copa na capital federal. Essa é a principal obra da gestão do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT).


Endereço da página: