Folha de S. Paulo


Atividade prática é 'essencial' para alunos de direito, diz OAB

A atividade prática é "absolutamente essencial" para a formação do aluno, avalia Eid Badr, presidente da comissão nacional de educação jurídica da OAB.

Aluno terá estágio obrigatório em órgão público

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) anunciou na quarta-feira que os alunos de direito deverão fazer estágio em órgãos públicos antes de concluírem o curso. Hoje, a experiência prática não é obrigatória no currículo da graduação.

Para o dirigente da OAB, a prática, real ou simulada, é, inclusive, critério considerado na avaliação da qualidade dos cursos de direito.

A existência de um núcleo para atendimento jurídico gratuito à população ou a realização de júri simulado contam pontos a favor da escola de direito.

Aluna do quarto ano de direito, Olívia Amador Pereira, 22, coordenadora política do Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP em São Paulo, acha importante o estágio, mas critica a obrigatoriedade.

"As pessoas já fazem estágio, inclusive cedo. O problema de estágio obrigatório é que você compromete os planos de quem quer se dedicar à produção acadêmica, à pesquisa."

No segundo ano, ela estagiou em firma de advocacia por seis meses. "Você aprende como funcionam as coisas na prática."


Endereço da página:

Links no texto: