Folha de S. Paulo


Região de Ribeirão Preto registra problemas em ao menos 13 urnas

Ao menos 13 urnas apresentaram problemas antes ou durante as votações na manhã deste domingo (5) nas quatro maiores cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

Apenas em Ribeirão, quatro urnas tiveram problemas, três delas atrasaram o início dos trabalhos.

Uma delas, no Centro Universitário Barão de Mauá, levou cerca de 30 minutos para ser substituída e atrasou o início da votação.

Segundo o chefe de cartório da 305ª zona eleitoral, Vitor Hugo Moretti de Freitas, a urna travou quando o primeiro eleitor tentou votar. "Fizemos a substituição e tudo foi normalizado", disse.

Na mesma zona, outra urna apresentou problemas na emissão da zerésima, extrato que atesta que a urna não contém votos e é emitida antes do uso do primeiro eleitor.

"Arrumamos a bobina e normalizamos rapidamente", disse Freitas.

Uma urna na escola estadual Otoniel Mota, no Centro, também teve ser substituída. Segundo a chefe de cartório da 108ª zona, Fernanda Morelli, a votação atrasou cerca de 20 minutos.

Na Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, outra urna apresentou problema no teclado e também teve que ser trocada. Segundo informações do cartório, não houve atrasos para o início da votação.

Em Araraquara (a 273 km de São Paulo), dois aparelhos também atrasaram em alguns minutos o início dos votos nos bairros Nova Araraquara e Santana.

Ao serem ligadas, as urnas apresentaram problema no funcionamento e técnicos precisaram ir aos locais para reiniciá-las, segundo o cartório da 239 ª Zona Eleitoral.

Em Franca (a 400 km de São Paulo) uma urna também teve problemas na impressão da zerésima, em uma escola no bairro Jadim Boa Esperança. O módulo foi trocado antes da abertura da seção.

Em São Carlos (a 232 km de São Paulo), cinco urnas apresentaram defeitos antes das votações.

Todas as urnas tinham defeitos no registro de data e horário, quatro delas apresentaram o problema neste sábado (4) e uma mostrou o defeito na manhã deste domingo, mas foram consertadas antes do início das votações.

Em Barretos (a 423 km de São Paulo), uma urna apresentou problemas e precisou ser substituída. A troca atrasou em 30 minutos o início da votação.


Endereço da página: