Folha de S. Paulo


Pela 3ª vez em 11 meses, tarifa da água pode ter novo aumento em Araraquara

O projeto de lei que autorizou o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Araraquara (a 273 km de São Paulo) a reajustar a tarifa da água e do esgoto em até 15% é o terceiro no período de 11 meses. Antes, foram autorizados reajustes em novembro do ano passado e maio deste ano –todos feitos.

A justificativa da prefeitura para o reajuste foi a transferência dos custos do Daae sobre suas novas atribuições. O departamento também ficará responsável pela coleta do lixo, após o município registrar problemas na área.

Em novembro do ano passado, a prefeitura autorizou o aumento de 8% na tarifa da água. Em maio, a tarifa foi novamente reajustada em 6,4% após a prefeitura transferir ao departamento os serviços de varrição de vias públicas.

Os vereadores contrários à proposta criticaram que a prefeitura transfira para os moradores os custos dos serviços que antes não eram cobrados. "Quando a situação aperta, a prefeitura coloca o Daae para compensar o buraco", disse a vereadora Gabriela Palombo (PT).


Endereço da página: