Folha de S. Paulo


Unesp de Araraquara (SP) obtém na Justiça reintegração de posse de prédio invadido

A Justiça determinou nesta quarta-feira (4) a saída dos estudantes da sala da direção da Faculdade de Letras da Unesp de Araraquara (273 km de São Paulo).

Eles invadiram o local na última sexta-feira (30) para reivindicar a ampliação da moradia estudantil no campus.

A reintegração de posse foi concedida à universidade após a direção tentar negociar uma saída espontânea dos alunos, sem sucesso, segundo a assessoria da Unesp.

O juiz Humberto Isaias Gonçalves Rios, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Araraquara, justificou a decisão afirmando que os alunos não podem impedir que os dirigentes e funcionários exerçam suas funções públicas.

"As reivindicações dos réus devem ocorrer de forma pacífica, sem prejudicar o pleno exercício da posse do bem público pelos servidores e demais alunos", afirmou, na decisão.

Ainda na decisão, o juiz acatou o pedido de auxílio da força policial, caso seja necessário, para a reintegração de posse. A faculdade deu prazo para que os alunos deixem a sala nesta quinta-feira (5) pela manhã.

Nenhum representante do grupo de alunos foi localizado nesta quarta-feira para comentar o assunto. O telefone da sala onde estão os universitários foi cortado.

Em uma página de uma rede social, intitulada "Ocupação Unesp Araraquara 2014", os alunos comunicaram a reintegração de posse, mas afirmam que não irão acatar a decisão.

"Não adianta reintegrar, a luta vai continuar", diz uma das mensagens da página.


Endereço da página: