Folha de S. Paulo


'Plebiscito' decidirá sobre entrada de cães em parque de Ribeirão Preto (SP)

Os frequentadores do parque Maurilio Biagi, no centro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), decidirão na semana que vem se querem liberar a entrada de animais de estimação no local.

Atualmente, a entrada deles é proibida em todos os parques do município.

A Secretaria do Meio Ambiente fará uma pesquisa de opinião com os usuários que será realizada no parque a partir desta segunda-feira (2), até o dia 8.

A pergunta a ser feita é se os frequentadores concordam com a entrada de cachorros no parque, acompanhados dos donos, aos domingos pela manhã.

Edson Silva/Folhapress
Placa colocada em portão do parque Maurilio Biagi, no centro de Ribeirão, indica proibição à entrada de animais
Placa colocada no parque Maurilio Biagi, no centro de Ribeirão, indica proibição à entrada de animais

"Poderemos traçar um perfil dos desejos da população sobre esse assunto, possibilitando a tomada de decisões coerentes com os anseios da comunidade", informou, por meio de nota, a assessoria da secretaria sobre a pesquisa.

Se a maioria que responder a pesquisa disser "sim", a secretaria promete implantar a medida rapidamente.

A liberação, se aprovada, irá seguir as normas do decreto estadual 48.533, de 2004, que prevê regras como o uso de coleiras com guia curta para raças como pit bull.

O questionário, no entanto, vai estudar além da permissão dominical aos cães.

A secretaria vai avaliar também se há necessidade da criação de uma área específica para os cachorros.

"Questionaremos se eles concordam em dividir o mesmo espaço com os animais ou se querem a criação de espaços exclusivos para eles, os chamados 'dog parks'", informou a secretaria.

Os chamados "dog parks" são estruturas que existem em locais como o parque Buenos Aires, em São Paulo. São áreas cercadas onde os cachorros podem circular sem coleira e têm estrutura –como bebedouros caninos.

Estes locais são regidos por regras como a proibição de entrada de cadelas no cio e animais não vacinados.

ESTUDOS

A liberação está sendo estudada por uma comissão de estudo criada para avaliar o assunto no dia 28 de janeiro.

O grupo da administração conta com representantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Secretaria do Meio Ambiente.

Atualmente, Ribeirão Preto é a única, entre as quatro maiores cidades da região, que tem esse tipo de restrição.

SEM RESTRIÇÕES

Em São Carlos (232 km de São Paulo), há uma área específica para o passeio de cachorros no Parque do Kartódromo, segundo a assessoria da prefeitura.

Já em Araraquara (273 km de São Paulo), é permitido entrar com animais de estimação em parques desde que seja respeitado o Código de Posturas do Município que trata sobre o uso de coleiras, entre outras recomendações.

Em Franca (400 km de São Paulo), os animais também são permitidos nos parques. "Há apenas algumas orientações de acordo com o decreto estadual", disse o diretor da divisão de Vigilância de Saúde de Franca, José Conrado Neto.


Endereço da página: