Folha de S. Paulo


Ipem multa supermercados de Ribeirão Preto (SP) por produtos abaixo do peso

Operação de Natal do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) reprovou dez de 24 supermercados analisados em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Sete deles vendiam mercadorias com peso abaixo do indicado na embalagem. As falhas foram encontradas em produtos vendidos de forma fracionada ou para os quais a responsabilidade sobre o indicado na embalagem não era do fabricante.

Os outros três não informavam as especificações dos produtos comercializados. Os estabelecimentos foram autuados e têm dez dias para apresentar sua defesa ao Ipem. As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

De 70 itens analisados pelo Ipem, 14 (20%) tinham peso abaixo do indicado na embalagem, como presunto, chester, bolos, bacalhau, ameixas e uvas passas. Também foram encontrados panetones sem a indicação da quantidade contida na embalagem.

Segundo o instituto, os índices de Ribeirão são superiores à média das 13 cidades fiscalizadas. No Estado, foram encontrados irregularidades em 13% dos produtos e em 31% dos estabelecimentos fiscalizados.

O Ipem analisou mercados de São Paulo, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O delegado regional do instituto em Ribeirão Preto, Luís Eduardo Galdeano, afirmou que em caso de dúvida, o consumidor tem o direito de pedir que o estabelecimento pese novamente o produto, em sua presença.

Segundo Galdeano, o Ipem considera alto os índices de irregularidades encontrados. "O correto é ter zero [% de irregularidades]", disse. "O mercado não pode levar vantagem e causar prejuízo ao consumidor", afirmou.

No entanto, Galdeano diz que o número de produtos irregulares têm diminuído, e que em anos anteriores o percentual de itens fora do padrão chegava a 49%.

A operação também fiscalizou produtos natalinos embalados pelo fabricante, como panetones, frutas da época e enfeites de natal, por exemplo. Em Ribeirão, de 19 produtos analisados, dois (11%) apresentaram erro. A média nas 13 cidades pesquisadas foi de 13%.


Endereço da página: