Folha de S. Paulo


Grupos reconstroem pela internet a história da região de Ribeirão Preto

A história de cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) está sendo reconstruída por meio de grupos criados em redes sociais por iniciativa dos próprios moradores.

Em ao menos sete municípios --Ribeirão Preto, Batatais, Brodowski, Sertãozinho, Jardinópolis, Altinópolis e Cajuru-- já são mais de 6.700 fotos digitalizadas e compartilhadas entre os internautas.

A maioria das publicações é composta por fotos e documentos de arquivos pessoais, como festas, jogos e boletins escolares. Uma publicação desencadeia discussões e a consequente busca por mais documentação histórica.

Primeiro grupo criado, o Acervo Digital de Batatais --Eternizando Nossa História tem 5.300 membros, com 3.000 publicações. "Fotos que temos em casa podem trazer informações desconhecidas", disse o professor Erivelton Manetti, 56, um dos administradores do grupo.

Edson Silva/Folhapress
Rua Celso Garcia, no centro de Batatais (SP), só que no século passado; história recontada por meio da mobilização na internet
Rua Celso Garcia, no centro de Batatais (SP), só que no século passado; história recontada por meio da mobilização na internet

O maior acervo dessas cidades em redes sociais, no entanto, é o de Brodowski, com 2.613 membros e 3.148 documentos compartilhados.

"Ninguém no passado imaginava que fotos se tornariam relíquia nos tempos atuais", disse o policial Gilberto Reis, 37, idealizador de uma das três páginas que tentam resgatar a memória de Ribeirão. Juntas, têm 3.130 membros.

Da cidade é possível ver fotos da avenida Jerônimo Gonçalves sem as palmeiras-imperiais, da casa de pôquer que deu lugar à choperia Pinguim e do Teatro Carlos Gomes, demolido em 1946.

A foto do então Cine São Jorge, que ficava na rua Álvares Cabral, trouxe memórias de quem o frequentou, como a exigência de terno e gravata para os homens, considerada "frescura" por alguns.

Edson Silva/Folhapress
Cruzamento da rua Celso Garcia com a praça central de Batatais (SP); grupo da cidade reúne documentos históricos pela internet
Cruzamento da rua Celso Garcia com a praça central de Batatais (SP); grupo da cidade reúne documentos históricos pela internet

Em Batatais, imagem antiga do trecho em frente à praça Cônego Joaquim Alves fez internautas identificarem que se trata do mesmo quarteirão onde foi construído o antigo Cine Madalena --local abriga hoje repartições municipais.

MUNDO REAL

Essa busca por informações do século passado está criando um novo movimento: passeios para encontrar os locais das publicações, como uma igreja abandonada na área rural de Altinópolis.

Já integrantes do grupo Lembranças Ribeirão-pretanas farão encontro do grupo no dia 20, na Recreativa.

A digitalização dos documentos também está causando surpresa, como relatou Vera Maria Saadi Gonçalves.

Ela disse ter se emocionado ao ver a publicação de um projeto de lei de 1936 da Prefeitura de Brodowski escrito pelo pai dela, o ex-prefeito Abrahão Saadi (1911-72).

"[As iniciativas] São classificadas como patrimônio imaterial, e são as mais relevantes porque preservam valores da coletividade", disse Cláudio Bauso, conselheiro do Conppac (conselho do patrimônio) de Ribeirão.


Endereço da página:

Links no texto: