Folha de S. Paulo


Indústria de Ribeirão cobra agilidade em obra do aeroporto Leite Lopes

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) decidiu cobrar da Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) o acompanhamento das obras de ampliação da pista do aeroporto Leite Lopes, que vão permitir o comércio de cargas internacionais.

A prefeita Dárcy Vera (PSD) recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (19) o diretor regional do Ciesp, Guilherme Feitosa, e o gerente regional, Eduardo Molina.

Ficou decidido que a prefeitura irá pedir uma reunião com o Dersa, empresa do governo do Estado responsável pela obra, da qual participarão representantes da Ciesp.

Também está previsto um seminário com empresários da região para informar sobre o cronograma da obra. O objetivo é que eles possam planejar o investimento necessário caso optem por exportar via Ribeirão Preto.

A Ciesp estima que, cinco anos após inaugurado, o aeroporto esteja movimentando cerca de US$ 1 bilhão em cargas internacionais. "Um aeroporto internacional na região mexe com a estrutura logística de grandes empresas", diz Feitosa.

O principal pedido da Ciesp é que a obra seja licitada ainda este ano, prazo também previsto pelo cronograma do governo. O temor dos empresários é que, caso a licitação fique para 2014, o ano eleitoral possa atrapalhar o andamento do projeto.

"Nossa preocupação é garantir a licitação ainda este ano", afirmou a prefeita. "Outros aeroportos da região estão investindo, e a preocupação é que eles se tornem mais atrativos", diz.

Atualmente, a obra está em fase de licenciamento ambiental. Segundo técnicos da prefeitura presentes à reunião, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu nesta quinta a licença ambiental para a obra. O documento ainda deverá ser enviado à prefeitura até o fim deste mês, para eventuais ajustes na obra.


Endereço da página: