Folha de S. Paulo


Após rebelião, presos são transferidos da penitenciária de Itirapina

Um grupo de presos foi transferido nesta segunda-feira (15) da penitenciária Dr. Antônio de Queiróz Filho, em Itirapina (212 km de São Paulo), após rebelião que terminou com dois mortos.

A rebelião teve início às 11h deste domingo (14) e só terminou às 8h20 de hoje, após a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Opinião: Brasil prende muito, prende mal e viola direitos

De acordo com João Alfredo de Oliveira, secretário-geral do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo, o total de detentos transferidos é de ao menos 75.

Familiares dos presos afirmaram à Folha que os presos estão sendo levados para Presidente Venceslau (611 km de São Paulo).

O motim foi o primeiro do ano nas 156 unidades prisionais do Estado, segundo a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária).

De acordo com a SAP, o batalhão entrou no presídio para realizar uma revista geral após o fim do motim. A secretaria, no entanto, não divulgou as circunstâncias que levaram ao fim da rebelião.

A penitenciária Itirapina 1 tinha o triplo de presos do que foi projetada para abrigar --692 detentos em um espaço com capacidade para 210, de acordo com informações da SAP.

Edson Silva/Folhapress
Familiares de presos em frente à penitenciária Dr. Antonio de Queiroz Filho, em Itirapina, na manhã desta segunda-feira (15)
Familiares de presos em frente à penitenciária Dr. Antonio de Queiroz Filho, em Itirapina, na manhã desta segunda-feira (15)

Endereço da página:

Links no texto: