Folha de S. Paulo


Ainda em repouso, Prefeita de Ribeirão vai despachar de casa

Após 20 dias longe do comando do Executivo de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) por motivos de saúde, a prefeita Dárcy Vera (PSD) retoma as atividades de governo nesta segunda-feira (3). Sem nenhuma agenda prevista, ela deve fazer os despachos da própria casa.

A primeira ação da prefeita deve ser a resolução de uma crise na Secretaria da Saúde. Titular da pasta, Stenio Miranda quer deixar o governo. Ele teve um desentendimento com o vice Marinho Sampaio (PMDB).

O peemedebista, que respondeu interinamente pelo governo na ausência de Dárcy, gerou polêmica com algumas decisões.

Sem consultar Miranda, Marinho demitiu a ex-chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Ana Lúcia Baldan e nomeou a substituta, a bióloga Stefania Dallas Garcia de Brito Almeida no último dia 23.

A decisão gerou insatisfação de Miranda, que disse que tentaria falar com Marinho sobre o assunto. "Não devo satisfação ao secretário", afirmou o vice-prefeito, também secretário de Infraestrutura.

A prefeita foi internada em Brasília no último dia 14 de maio com infecção urinária, que evoluiu para uma infecção generalizada.

Posteriormente, no último dia 18, Dárcy foi transferida do hospital Santa Luzia, em Brasília, para o São Francisco em Ribeirão.

Segundo o coordenador da UTI do hospital, Marcus Ferez, a prefeita teve um quadro clínico grave e correu risco de morte. Por isso, ainda nesta segunda-feira, ela deverá seguir algumas recomendações médicas.


Endereço da página:

Links no texto: