Folha de S. Paulo


Campus da UFSCar em Buri (SP) terá três cursos de engenharia

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) planeja colocar em funcionamento em 2014 três cursos de engenharia no novo campus da Lagoa do Sino, em Buri, no Vale do Ribeira. A implantação é em uma fazenda doada pelo escritor Raduan Nassar, autor de "Lavoura Arcaica".

A unidade vai iniciar suas atividades no próximo ano com graduações nas áreas de engenharia agronômica, engenharia ambiental e engenharia de alimentos.

A fazenda Lagoa do Sino, de 643 hectares, é produtiva e foi doada pelo autor com a proposta de levar ensino e desenvolvimento à região.

Segundo a assessora para Projetos Especiais da Reitoria da UFSCar, Nancy Vinagre Fonseca de Almeida, a definição dos cursos foi feita pelo conselho universitário.

O Ministério da Educação vai definir quantas vagas de docentes e técnico-administrativos serão disponibilizadas. "Só depois poderemos fazer concurso para a contratação."

A expectativa é iniciar os trabalhos com uma turma de 50 alunos em cada curso. Com base na oferta de vagas, o MEC faz um cálculo para saber quantos profissionais necessita, explica Nancy Almeida.

Segundo ela, o ministério trabalha com a perspectiva de um professor para cada 18 alunos, mas há variações de acordo com o número de cursos da instituição, a quantidade de vagas e a duração, entre outros quesitos.

Na época em que a universidade ganhou a área, a proposta era disponibilizar dez cursos no novo campus. Além de São Carlos, a UFSCar também tem campi em Araras e Sorocaba.

DOAÇÃO

A doação da Lagoa do Sino para a UFSCar foi oficializada pelo escritor em fevereiro de 2011, mas só em 2012 as primeiras obras na fazenda começaram a ser executadas. A expectativa era oferecer cursos já em 2013, o que não chegou a ocorrer.

"Uma das condições que ele [Raduan] estabeleceu para a doação é que fizéssemos um campus oferecendo ensino e pesquisa. A doação já existe há dois anos e temos de colocar em andamento a nossa parte", diz Nancy.

No momento da transferência, a expectativa era de construção de 25 mil m² para a instalação do campus.

Num primeiro momento, as obras se resumiram em reformas na sede da fazenda, que vai abrigar a área administrativa da unidade, e o antigo refeitório, onde ficarão as salas de aula e laboratórios.

Nancy afirma que ainda está em fase de elaboração o plano diretor do campus. O projeto pedagógico para as três carreiras ofertadas também está sendo preparado para posterior aprovação do MEC.

VIDA NO CAMPO

Escritor brasileiro filho de libaneses, Raduan Nassar é autor do romance "Lavoura Arcaica" e da novela "Um Copo de Cólera", ambos publicados na década de 1970, e da coletânea de contos "Menina a Caminho", em 1997.

Há 30 anos, deixou a literatura para se dedicar ao trabalho no campo, em sua fazenda agora doada para a UFSCar.

Além da propriedade, também foram repassados parte dos equipamentos, como maquinários e silos de armazenagem.


Endereço da página: