Folha de S. Paulo


Alvo de disputa, oficina de trens será transferida em Araraquara (SP)

Motivo de reclamações e disputa judicial, a oficina de manutenção da ALL (América Latina Logística) em Araraquara (273 km de São Paulo) deve ser transferida da Vila Ferroviária, na área urbana do município, para a região da Tutóia.

A empresa concordou em construir a oficina por conta própria, em troca de compensação no contrato de concessão. O acerto foi feito na última segunda-feira (6), mas ainda depende de aval do governo federal.

A retirada dos trilhos e implantação do desvio teve início em 2008. Porém, apesar de reduzir o tráfego das composições em área urbana, a manutenção da oficina obrigaria a entrada de trens.

Edson Silva/Folhapress
Local onde funciona a oficina de locomotiva da ALL (América Latina Logística), em Araraquara
Local onde funciona a oficina de locomotiva da ALL (América Latina Logística), em Araraquara

"Isso tornaria a obra do contorno, orçada em R$ 140 milhões, inócua", disse o deputado estadual Edinho Silva (PT), que se reuniu com o presidente da ALL Malha Paulista S/A, Pedro Almeida, para falar sobre o assunto.

Por meio de nota, a ALL confirmou as tratativas para assumir a obra, mas salientou que precisa ser viabilizada junto ao governo federal.

Em 2011, o Ministério Público ingressou com ação civil pública contra a ALL para forçar a redução do nível de barulho produzido pela oficina de trens. O processo ainda corre na 5ª Vara Cível.

Laudo da Cetesb anexado aos autos confirmou que, em todas as medições feitas, o nível de ruídos extrapola o permitido pela legislação, de 55 decibéis durante o dia e 50 à noite.


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