Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Carlos prevê ampliar guarda e contratar policiais

Com o crescimento nos índices de criminalidade, o prefeito de São Carlos (232 km de São Paulo), Paulo Altomani (PSDB), afirmou que pretende ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal e implantar a atividade delegada na cidade --que permite ao município contratar PMs nas horas vagas.

Um dos objetivos é conter o aumento no número de homicídios, que registrou elevação de 133% de janeiro a novembro do ano passado em relação a 2011, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

No período, as mortes passaram de 15 para 32, incluindo uma chacina que fez sete vítimas em outubro.

A Guarda Civil ganhou mais 22 homens, passando de 158 para 180. Altomani afirmou ainda que planeja fornecer armamento não-letal aos guardas, medida que, de acordo com ele, garantiria mais segurança aos profissionais e à própria população.

"Também pretendo dialogar com o governo do Estado para aumentar o efetivo policial, que é insuficiente. Precisamos de mais homens, de mais carros de polícia. Além disso, estudo viabilizar a atividade delegada [que instituiu o 'bico oficial' dos PMs]."

O tucano afirmou, também, que para diminuir os índices de criminalidade é preciso que o governo vá à periferia da cidade, atuando na formação de crianças e jovens, evitando que eles optem por atividades ilícitas.

"Precisamos levar lazer e recreação para os bairros. Levar emprego. Não adianta aumentar efetivo policial se o cidadão não for respeitado e não tiver condições de escolher uma vida certa, correta."

A alternativa, ainda conforme Altomani, é criar centros esportivos, tirar as crianças das ruas e oferecer equipamentos de entretenimento em todos os lugares do município. (JAP)


Endereço da página:

Links no texto: