Folha de S. Paulo


Doria tem melhor avaliação entre adeptos de carro como transporte

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem maior índice de aprovação entre os paulistanos que usam carro próprio como meio de transporte, segundo pesquisa Datafolha.

O tucano alcança 42% de ótimo ou bom entre os que dizem usar seus veículos. Entre os que usam ônibus e metrô, o número cai para 30%. Já entre os passageiros de trens, 25%.

A principal promessa de Doria durante sua campanha nas eleições de 2016 era aumentar as velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros, com o argumento de que os limites de 50 km/h nas pistas locais –aplicados pela gestão de seu antecessor Fernando Haddad (PT)– alimentavam a indústria da multa.

O tucano encontra pico de aprovação entre os mais ricos, parcela da população que menos usa transporte público historicamente.

O pico de avaliação positiva (54%) do tucano ainda está entre os que ganham mais de dez salários mínimos.

Já na base da pirâmide social, Doria enfrenta seu maior índice de reprovação: entre os que ganham até dois salários, 34% o consideram ruim ou péssimo.

TRÂNSITO

Se a maioria (68%) da população considera o trânsito da cidade ruim ou péssimo, a situação problemática dos semáforos ajuda a piorar essa sensação. Metade dos entrevistados reprova o serviço.

No primeiro semestre deste ano, o paulistano teve que se acostumar com os sinais em pane aos primeiros sinais de chuva. O problema foi motivado pelo fim do contrato de manutenção. Os contratos foram retomados e a expectativa da gestão é melhorar o serviço.


Endereço da página:

Links no texto: