Folha de S. Paulo


Motorista deve privilegiar a parte da manhã para a volta do feriado

O trânsito recorde em São Paulo na véspera do feriado de Tiradentes, na quarta-feira (20), pode indicar o estado das estradas na volta das viagens neste domingo (24). O motorista deve enfrentar vias com fluxo intenso, e o melhor período para viajar é o da manhã.

Neste ano, o feriado de Tiradentes foi prolongado para boa parte dos trabalhadores por ter caído numa quinta-feira (21). A temperatura quente, atípica para esta época do ano, motivou os paulistanos a buscarem o litoral.

Na quarta-feira (20), os 317 quilômetros de tráfego intenso fizeram São Paulo bater o recorde de trânsito em 2016. A extensão equivale a 36,5% das vias monitoradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na capital paulista.

O recorde histórico é de 344 km, registrado em 23 de maio de 2014. Em 2016, os recordes anteriores tinham sido batidos no dia 8 de abril, com 290 km e, às vésperas de outro feriado (Sexta-feira Santa), com 276 km.

FERIADO DE TIRADENTES - Piores horários para viajar

ESTRADAS

O motorista que volta para São Paulo deve evitar o sistema Anhanguera/Bandeirantes entre 13h e 21h. Quem pega o corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto também deve evitar as vias entre 11h e 23h. Há estradas com complicações também na parte da manhã. É o caso da Anchieta/Imigrantes, com previsão de fluxo intenso em quase o dia todo -da 0h às 22h-, da Padre Manoel da Nóbrega, que deve ser evitada entre 8h e 22h, e da Mogi Bertioga e Rio-Santos, com estimativa de trânsito entre 8h e 22h.

Outros motoristas são aconselhados a encerrar o feriado fora de São Paulo antes do almoço: a Castello Branco e a Raposo Tavares devem ser evitadas das 13h às 23h; a Fernão Dias, das 12h à 0h; a Tamoios, das 12h às 22h; a Régis Bittencourt, das 15h às 22h; o trecho paulista da Dutra, das 16h às 20h.

RODÍZIO

Suspenso na sexta-feira (22), o rodízio volta a valer nesta segunda (25) em São Paulo. A restrição na cidade vale para os carros com placas de final 1 e 2.

Neste domingo (24), supermercados e shoppings estarão abertos em São Paulo -alguns com mudanças nos horários habituais, por isso é bom conferir nos sites dos espaços antes de sair de casa. Bancos e Poupatempo, por sua vez, fecham. As ciclofaixas, em São Paulo, funcionam das 7h às 16h.


Endereço da página:

Links no texto: