Folha de S. Paulo


Subsidiária da Petrobras retira petroleiro encalhado em Ilhabela (SP)

A Transpetro, subsidiária da Petrobras para área de transportes, informou que conseguiu retirar, nesta quinta-feira (18), um petroleiro que estava encalhado desde segunda (15) no canal de São Sebastião, entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela.

O petroleiro Recife Knutsen encalhou em um banco de areia no caminho para o Terminal de São Sebastião, que é responsável pelo abastecimento de petróleo às refinarias de São Paulo. Segundo a Transpetro, a embarcação foi direcionada para o banco de areia "devido ao mau tempo".

A operação de retirada do navio foi iniciada na manhã desta quinta. Parte da carga do navio foi transferida para outra embarcação. O objetivo era reduzir o peso do Recife Knutsen e facilitar sua retirada do local.

"A ação ocorreu com total segurança e foi realizada por equipes especializadas da Transpetro, sob a orientação de um prático credenciado pela Capitania dos Portos", informou a companhia. A Capitania dos Portos confirmou a retirada da embarcação.

A Operação contou com o apoio de seis rebocadores e do navio Anita Garibaldi, para onde foi transferida a carga. Segundo a Transpetro, o Recife Knutsen já está fundeado no Porto de São Sebastião.

O Recife Knutsen é um navio do tipo Aframax, com capacidade para transportar até 700 mil barris de petróleo (o equivalente a cerca de 111,3 milhões de litros). A Transpetro não respondeu qual o volume transportado pelo navio no momento do acidente.


Endereço da página: