Folha de S. Paulo


Dálvaro José de Oliveira (1920-2016)

Mortes: Sobreviveu a naufrágio na 2ª Guerra Mundial

Náufrago no mar da Bahia, Dálvaro de Oliveira rezou. "Valei-me, meu Santo Antônio". O ano era 1942. O navio em que o soldado de 22 anos estava acabara de ser destruído por torpedos de um submarino alemão.

Dias antes, o mesmo submarino já havia afundado outros três navios brasileiros. Praticamente todo o comando do qual o soldado fazia parte morreu no naufrágio.

No mar, ele viu um amigo ser engolido por um tubarão. Viu ainda o navio que deveria resgatá-lo ser destruído por mais torpedos alemães.

Depois de resgatado, prometeu ir à guerra contra os nazistas, se preciso fosse, e vingar a morte de seus colegas.

Dálvaro foi assim personagem do fato histórico que provocou a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

Um ano e meio depois, o soldado embarcou para a Europa com a missão de, junto com a Força Expedicionária Brasileira, romper a defesa alemã no norte da Itália.

Com capacetes de pano, os pracinhas tentavam driblar o rigoroso frio europeu colocando jornal sob a farda e feno nas galochas. Após a rendição alemã, o soldado voltou ao Brasil, casou-se com Eufrosina e criou nove filhos.

Em sua aposentadoria, passou longas tardes ouvindo discos de sambas e marchinhas de carnaval e papeando com seus amigos do bairro de Madureira, no Rio.

Dizia a seus filhos que desejava ver os blocos de rua do Carnaval passarem em frente a sua casa.

Morreu uma semana antes, no dia 2, aos 95 anos, de pneumonia. Uma missa será rezada nesta segunda (15), às 19h30, na igreja São Brás.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA

Amelia Katz - Aos 65. Deixa os filhos Ioram, Daniella e David, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

Andrea Cristine Ismael Liberato Stum - Aos 49. Casada com Luiz Augusto Stum, deixa os filhos Ariane e Aviner. Cemitério Municipal de Bebedouro.

Carlota Hochheimer de Thalheimer - Aos 73. Deixa as filhas Sandra e Melanie e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

Mauro Aranovich - Aos 57. Deixa irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

Moyses Guttemberg Netto - Aos 76. Casado com Maria Mnitentang Guttemberg. Deixa a filha Silvia e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Luiza Bezerra de Oliveira - Nesta segunda (15), às 18h30, na catedral Senhor do Bonfim, praça da Matriz, Cateus (CE); às 19h, na igreja de São Paulo Apóstolo, QE 07 Lote F - A. E., Guará 1; às 18h45, na igreja Sagrado Coração de Jesus, av. Duque de Caxias, 235, Fortaleza; às 19h, na igreja Nossa Senhora da Piedade, av. Bernardo Vieria de Melo, 1.300, Jaboatão dos Guararapes (PE).

Manoel Raphael Aranha Peixe - Nesta segunda (15), às 18h30, na ig. S. Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jd. Pta.

Maria Amélia de Carvalho Bruni - Nesta segunda (15), às 18h, na igreja N. S. Mãe da Igreja, al. Franca, 889, Jd. Paulista.

Tom Murakami - Na terça (16), às 18h, na igreja N. S. da Esperança, av. dos Eucaliptos, 556, Moema.

*

30º DIA

Luiz Eduardo Reis de Toledo Barros - Na terça (16), às 19h, igreja Santa Teresinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

*

1º ANO

Albertina Costa Mascaro - Nesta segunda (15), às 7h, na igreja de Santa Cecília, largo de Santa Cecília, s/nº, Santa Cecília.

Maria Helena Gregori - Nesta segunda (15), ao meio-dia, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

Wagner Felipe de Souza Weidebach - Nesta segunda (15), às 18h30, na igreja Assunção de N. S., al. Lorena, 665, Jd. Paulista.

*

5º ANO

Rosa Malzone Lourenço - Nesta segunda (15), às 19h, na igreja Santa Terezinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.


Endereço da página:

Links no texto: