Folha de S. Paulo


Carro bate contra poste e deixa três mortos na marginal Tietê, em SP

Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress
Acidente na pista local da marginal Tietê causou a morte de três pessoas na madrugada deste sábado (12)
Acidente na pista local da marginal Tietê causou a morte de três pessoas neste sábado (12)

Três pessoas morreram em um acidente na marginal Tietê, em São Paulo, na madrugada deste sábado (12). Um carro bateu contra um poste na pista local, no sentido da rodovia Castello Branco, no trecho entre as pontes Aricanduva e Tatuapé.

O acidente ocorreu por volta das 4h. O motorista do veículo, um Fiat Idea, teria perdido o controle da direção. Ao todo, nove jovens estavam no veículo e iriam para uma festa, segundo a CBN. Um tenente da Polícia Militar afirmou à rádio ser provável que o veículo estivesse "bem acima da velocidade permitida na via".

Um dos membros da equipe de socorro disse à Folha, sob condição de anonimato, que o carro deveria estar a pelo menos 150 km/h antes do acidente. "Parecia uma cena de guerra", afirmou.

Segundo ele, todos os jovens eram homens e aparentavam sinais de embriaguez. Quatro sobreviventes estavam muito exaltados e chegaram a discutir com a polícia quando ela pediu para ver os documentos, disse.

O Corpo de Bombeiros constatou a morte de três pessoas no local. Pelo menos mais quatro ficaram feridas. Um rapaz de 18 anos foi encaminhado, consciente, à Santa Casa, e outro, de 19, com escoriações, ao Hospital Vila Alpina. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) levou outras duas vítimas aos hospitais do Mandaqui e Vereador José Storopolli.

Segundo o boletim de ocorrência, cinco pessoas ficaram feridas, sendo que duas recusaram atendimento médico. O caso foi registrado como homicídio culposo.

Em entrevista ao telejornal SPTV, Elizabeth Oliveira Santos, a mãe de um dos jovens mortos, disse ter pedido ao filho que não saísse, pois estava chovendo. "Ele falou: 'Mãe, eu não vou no meu carro".

Na manhã deste sábado (12), durante evento na zona sul, o prefeito Fernando Haddad (PT) comentou o caso. "A informação que recebi até agora é que (o carro) estava em alta velocidade e que havia nove pessoas dentro de um único carro, que eram jovens voltando de um evento, no início da manhã."

Uma das três faixas da pista local deve ser mantida interditada até a tarde deste sábado (12). A Eletropaulo deve concluir a substituição do poste por volta das 15h, de acordo com a CET.

VELOCIDADE

Em 20 de julho deste ano, as pistas da marginal Tietê, assim como as da Pinheiros, passaram a ter novos limites de velocidade. Na expressa, caiu de 90 km/h para 70 km/h; na central, de 70 km/h para 60 km/h e na local, de 70 km/h para 50 km/h.

Segundo a CET, a mudança teve como objetivo aumentar a segurança de tráfego nas duas vias. No ano passado, as marginais concentraram o maior número de acidentes na cidade de São Paulo.

De acordo com Haddad, a redução dos limites de velocidade é uma tendência mundial. "O mundo inteiro está seguindo o mesmo caminho, que é o de acalmar o trânsito para que as pessoas cheguem com segurança."

No mês passado, um balanço divulgado pela prefeitura apontou que houve queda da quantidade de acidentes após a adoção dos novos limites de velocidade nas marginais. O número de acidentes sem vítimas caiu 20% (de 272 para 217) e o de acidentes com mortos ou feridos caiu 29% (de 110 para 78).

A divulgação oficial também apontou redução de 10% dos congestionamentos nas marginais e de 6% na cidade.

Infográfico Mapa dos acidentes fatais das marginais

Infográfico Acidentes fatais nas marginais por horário


Endereço da página:

Links no texto: