Folha de S. Paulo


Mesmo com madrugada sem chuva, SP ainda enfrenta falta de energia

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Árvore caída na rua Rodésia, na zona oeste de SP; mulher de 40 anos ficou com a perna quebrada
Árvore caída na rua Rodésia, na zona oeste de SP; mulher de 40 anos ficou com a perna quebrada

São Paulo amanheceu sem chuvas na manhã desta quarta-feira (9), mas isso não significa trégua para alguns paulistanos, que ainda enfrentam transtornos decorrentes do temporal da última terça (8), dia mais chuvoso do ano.

É o caso da autônoma Elizabete Pereira da Costa, 59, moradora da rua Faustino Santana, no bairro São Miguel Paulista (zona leste). Ela afirma estar desde as 19h de terça sem energia, e diz que já fez sete ligações para a Eletropaulo, companhia elétrica da cidade.

"Quem vai pagar o dia de trabalho que eu estou perdendo esperando vir o pessoal da Eletropaulo? Quem vai pagar a comida estragada na geladeira?", diz a paulistana.

O mesmo acontece com o administrador Sílvio Scavone, 75, que mora na rua Guaianaz da Fonseca, na Vila Madalena (zona oeste). Ele reclama que a falta de energia vai fazê-lo perder as compras do mês.

"Vou agora comprar gelo para colocar em uma caixa térmica, mas não cabe a geladeira inteira. Não vou entrar com processo, não vou ao Procon, não quero nada. Só quero que volte minha energia elétrica." Ele afirma que já fez cinco chamados na Eletropaulo.

A reportagem também recebeu relatos de falta de energia no Tatuapé e no Jardim Japão (zona leste), em outros pontos da Vila Madalena e em Alto de Pínheiros (zona oeste).

A Eletropaulo informou que 70 circuitos elétricos estavam desligados ontem, devido a ventanias e quedas de árvores na rede elétrica, e que nesta madrugada 59 já haviam sidos restabelecidos. Segundo a empresa, 1.900 profissionais se mobilizam nesta manhã para recuperar os outros 11 e fazer a manutenção da rede.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo 70 árvores caíram com as chuvas na cidade. A maior parte nos bairros Mooca, Tatuapé, Carrão e Butantã.

Não há previsão para chuvas significativas para esta quarta, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), apenas chuviscos isolados.

Nesta quinta (10), pancadas rápidas de chuva devem ocorrer entre a tarde e a noite, com menor potencial de alagamentos, segundo o órgão. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a capital paulista tenha tempo fechado ao menos até o fim da semana.

*

Clique no mapa abaixo e confira informações de trânsito do aplicativo Waze:

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: