Folha de S. Paulo


Primeira tenda de atendimento à dengue em SP é aberta ao lado de lixo

Existem dois mundos onde foi instalada a primeira tenda de atendimento aos pacientes com dengue, na Brasilândia, zona norte de São Paulo. Dentro, poltronas, ar-condicionado e médicos do hospital Albert Einstein. Na rua a cerca de 50 metros, um monte de lixo acumulado no chão e em caçambas.

A cena pôde ser vista nesta segunda-feira (6), primeiro dia de funcionamento da tenda, localizada ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Vista Alegre.

Enquanto na tenda a limpeza estava impecável, do lado de fora, o secretário-adjunto de saúde do município, Paulo Puccini, teve que pedir que entrassem em contato com a Subprefeitura para que a limpeza fosse feita.

Com capacidade para atender até 200 pessoas, a tenda tem quatro médicos. Poltronas para receber os pacientes, que são encaminhados direto para fazer um exame de sangue. O diagnóstico fica pronto em até 30 minutos.

No hospital Albert Einstein, médicos podem atender por teleconferência.

Danilo Verpa/Folhapress
Lixo próximo a tenda contra dengue na Brasilândia, em SP
Lixo próximo a tenda contra dengue na Brasilândia, em SP

Apesar de todo o aparato, ninguém conseguiu entrar antes das 13h30 -a previsão era de que o atendimento começasse às 10h.

Daniele Vasquez, 30,levou a mãe e a irmã para que fossem atendidas antes das 12h. "Minha mãe está com câncer e tomando um medicamento que a deixa mais vulnerável. Desde sábado estamos tentando um diagnóstico".

Antes de ser recebido na tenda, é necessário que o paciente vá até uma UBS e passe por uma triagem. "É importante para evitar que gente que não está com dengue venha até a tenda", explica.

A tenda funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h. Outras duas serão abertas na Freguesia do Ó e no Jaraguá, nas próximas semanas.

Até a última quinta-feira (2), três pessoas haviam morrido de dengue na capital e 22.783 notificações (casos sob suspeita) foram feitas. Desses, 4.395 foram diagnosticados com a doença.

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia diz que as caçambas com lixo são de responsabilidade da Loga, contratada pela Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e que a limpeza foi realizada na tarde de segunda. A empresa irá rever a quantidade de contêineres no local.


Endereço da página: