Folha de S. Paulo


Comunidade 'verde' americana tem sistema para reciclagem de água

A americana Laura Allen tem o jardim mais verde e bem-cuidado da Los Angeles Eco-Village, protegido por uma cerca feita com rodas de bicicleta. A água que ela usa para irrigar é boa parte reciclada da torneira de sua cozinha e da máquina de lavar coletiva instalada no pátio.

Ela é uma das criadores do Greywater Action, um grupo formado em 1999 por educadoras, designers e encanadoras para educar sobre sistemas sustentáveis. Allen mora na eco-vila há dois anos, após se mudar da Bay Area com o marido e o filho pequeno, e já instalou uma dúzia de sistemas em torneiras e máquinas de lavar que desviam a água usada para plantações.

"Não há razão para usar água potável para regar plantas. E não há razão para deixá-la ir embora pelo ralo. Só é preciso mudar os sabões para não prejudicar as plantas, nada de sódio ou borax", disse Allen em seu jardim, colhendo flores comestíveis e acelgas para o jantar.

"Em geral, dá para economizar entre 14% e 40% do consumo, assumindo que você precisa para irrigação. Reduzimos a nossa para um terço ou metade."

Allen ajudou a criar dois sistemas de coleta de chuva na eco-vila e é a única com um banheiro de compostagem no apartamento.

O sistema "grey water" (água cinza, um termo técnico para resíduos de processos domésticos) também funciona para o chuveiro, mas a comunidade ainda não tem porque o processo é mais complicado com os encanamentos antigos dos prédios. Por enquanto, ela usa apenas baldes para coletar a água enquanto o chuveiro não esquenta e a reutiliza na descarga.


Endereço da página: