Folha de S. Paulo


ANS suspende venda de 70 planos de saúde por problemas no atendimento

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou nesta quinta-feira (12) que vai suspender a comercialização de 70 planos de saúde de 11 operadoras por desrespeito aos prazos de atendimento e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura. A medida vale a partir da próxima quinta-feira (19).

De acordo com a ANS, das operadoras com a proibição de comercialização, oito já sofreram suspensões anteriores. Entre as empresas estão: Allianz Saúde, Caixa Seguradora, Plamed, Unimed Paulistana e Unimed Rio. A lista completa dos planos suspensos pode ser consultada no site da ANS.

Foram recebidas 13.921 reclamações no período de 19 de setembro a 18 de dezembro de 2014. Segundo José Carlos Abrahão, que é diretor de normas e habilitação dos produtos da agência, as medidas não vão afetar os usuários que já possuem os planos.

"O beneficiário de um plano suspenso pela ANS não deve se preocupar. Sua assistência será mantida e tende a melhorar, pois a suspensão da comercialização é uma ação preventiva que, ao impedir o ingresso de novos beneficiários no plano, permite que a operadora melhore seus processos e volte a prestar a assistência adequada em tempo oportuno", afirmou.

Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

A ANS também informou que está permitindo a reativação de 43 planos de saúde que estavam com a comercialização até então suspensa. Eles teriam comprovado que houve uma melhora no atendimento nos últimos três meses.

Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.


Endereço da página:

Links no texto: