Folha de S. Paulo


Paes diz que foi alvo de zombaria dos filhos por erro de previsão de chuva

No dia seguinte ao alerta falso de chuva, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) disse nesta sexta-feira (6) que o aviso foi uma forma de prevenir a população, mas a partir de agora o procedimento contra temporais será padrão na cidade.

Paes afirmou que recebeu gozações até dos filhos com a proliferação de memes em redes sociais depois do alarme por causa de previsão de chuva forte.

"Até os meus filhos me gozaram hoje de manhã: 'você não tem vocação pra cacique cobra coral'. Óbvio que as brincadeiras são normais, mas a gente vive cobrando que o governo seja verdadeiro com a população. Por mais que tenha gozação, não me ofende, nem me magoa, mas acho muito importante a gente tratar com a devida seriedade", afirmou Paes.

Após quase 24 horas em estágio de atenção devido à previsão de chuva moderada a forte, a cidade do Rio de Janeiro voltou ao estágio de normalidade às 5h35 desta sexta.

De acordo com o último boletim do Centro de Operações Rio, divulgado às 6h, os núcleos de chuva que atuavam nesta quinta-feira (5) sobre a cidade perderam força. Apesar disso, ainda há previsão de chuva moderada a forte na noite desta sexta.

"Graças a Deus não precisou usar nenhum bote, que bom que ninguém foi vítima de deslizamento [de terra], bom que ninguém teve seu carro afogado na praça da Bandeira", acrescentou.

Nesta quinta-feira (5), a prefeitura entrou em estágio de atenção e apresentou às 6h30 um esquema especial para enfrentar uma possível tempestade. Cerca de 3,2 mil agentes foram mobilizados. Até o fim da noite, porém, só ocorreram pancadas de chuvas isoladas.

"Vamos continuar com o mesmo esquema com homens da Comlurb (empresa responsável pela coleta de lixo na cidade), da Guarda municipal e CET-Rio", disse.

Paes lembrou que na área da praça da Bandeira, uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas na cidade, foi inaugurado um piscinão no último ano. Ele garantiu ainda que até o próximo Carnaval o bairro vai receber outros quatro piscinões para suportar a água que desce dos morros do entorno e se acumula ali.

"Não levamos a sério algumas coisas no passado e agora vamos ficar sempre atentos", destacou.


Endereço da página:

Links no texto: