Folha de S. Paulo


PM 'sitia' área da Imigrantes onde turistas sofreram tentativa de assalto

Após virar palco de uma série de assaltos a motoristas presos no trânsito, o trecho da rodovia Imigrantes conhecido como região dos semáforos, em São Vicente, amanheceu nesta terça (6) "sitiado" pela Polícia Militar.

Num trecho de cerca de 2 km, a Folha presenciou ao menos duas bases móveis, uma tenda da chamada Operação Verão, além de dezenas de policiais militares divididos em carros e motos. Alguns estavam estacionados e outros faziam rondas na via.

No domingo (4), uma equipe de TV flagrou, nesse trecho, um ataque a turistas que deixavam o litoral após o feriado. Pelo menos um dos criminosos estava armado.

O carro das vítimas, preso na longa fila formada por excesso de veículos e pelo semáforo, foi cercado pela dupla, que agrediu o motorista e a passageira.

O motorista conseguiu acelerar e os dois suspeitos, já identificados pela polícia (embora ainda soltos), fugiram, mas sem levar nada.

Um dos suspeitos, Ednílson Pinheiro Batista, é filho de um PM já falecido.

Segundo policiais ouvidos pela Folha, além do aumento do efetivo, o comando da PM também remanejou bases que, embora perto do local, não conseguiam inibir a ação de criminosos.

Eles disseram ainda que esperam a conclusão de obras do governo paulista, como a construção de dois viadutos, para ajudar na fluidez do trânsito e, assim, dificultar os ataques a motoristas.

Danilo Verpa/Folhapress
Antônio Nunes, 39, que trafega pelo local todos os dias, disse que já presenciou assaltos, inclusive com uso de armas
Antônio Nunes, 39, que trafega pelo local todos os dias, disse que já presenciou assaltos

CENA COMUM

Segundo a professora Solange Aparecida de Souza, 42, que mora na região há 20 anos, até havia policiais na região no dia do ataque flagrado pela TV, mas nada parecido com agora. "Aqui sempre teve muito roubo."

O motorista Antônio Nunes, 39, que trafega pelo local todos os dias, disse que já presenciou assaltos –inclusive com uso de armas. "Eles [assaltantes] sabem que nesta época do ano aparecem muitos turistas com objetos valiosos", afirmou.

A cabeleireira Kelly Cristina também disse já ter presenciado ataques. "Aqui, o motorista não tem opção, não tem para onde fugir quando o trânsito para", afirmou.

REFORÇO

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública diz que neste ano registrou três ocorrências de roubo no trecho da Imigrantes compreendido entre o km 65 e o km 69, conforme dados da Polícia Rodoviária e Polícia Civil.

"As investigações já identificaram 30 criminosos (a maioria menores de idade) que atuam no local. Dentre eles, os dois envolvidos no episódio gravado pela TV Tribuna, que tiveram prisão temporária solicitada."


Endereço da página: