Folha de S. Paulo


São Caetano, na Grande SP, faz 'patrulha' contra desperdício de água

Para incentivar a população a economizar água, São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, agora usa dois carros com sirenes e luzes azuis para fazer rondas pela cidade.

A "Patrulha da Água" atende 30 denúncias anônimas por dia, em média. A maioria é de moradores lavando a calçada ou o carro com a mangueira.

Em um caso acompanhado pela Folha, a denúncia era de que a dona de casa Maria da Silva teria lavado sua garagem com mangueira.

Ela negou. "Imagina, eu economizo pra caramba! Usei o balde agora com água que tirei do banho."

O fiscal entregou panfletos e recomendou a água de reúso, mas não saiu convencido: "Ela mentiu, vi água perto da mangueira. Agora não foi, mas na próxima eu pego".

Segundo o fiscal Daniel de Freitas, os moradores recebem positivamente o trabalho. "Gosto de sensibilizar mesmo. Mas tudo na democracia, claro."

A cidade não multa os usuários que desperdiçam.

Além das denúncias, a patrulha também faz "flagrantes" e visita os moradores que consumirem uma quantia acima da média. A ideia é inspirada em uma iniciativa de Los Angeles chamada "Polícia da Água".

São Caetano do Sul depende exclusivamente do sistema Cantareira para seu abastecimento. A patrulha é parte de uma série de ações que já diminuíram em 16% o consumo de água da cidade neste ano –a meta estipulada pela Sabesp para o município foi 20%.

Outra medida foi o sorteio de dois carros e quatro TVs entre os habitantes que reduziram em mais de 10% o consumo, além de operações para diminuir perdas e vazamentos.


Endereço da página:

Links no texto: