Folha de S. Paulo


Chuva diminui, mas Anhanguera ainda registra problemas na Grande SP

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo desde a tarde desta segunda-feira (3) provocou alagamentos em rodovias e chegou a interditar uma linha de trem por mais de uma hora na capital. Às 21h30, a Anhanguera ainda registrava problemas em ambos os sentidos na região da cidade de Cajamar.

No horário, havia apenas registro de chuva fraca em algumas regiões da Grande São Paulo, mas um alagamento provocava um estreitamento de pista da Anhanguera na altura do km 36 no sentido capital, o que provocava 1 km de lentidão. Na mesma altura no sentido interior, a concessionária que administra a via registrava um tráfego lento de 4 km, do km 32 ao km 36.

As rodovias Castello Branco e Hélio Smidt, que chegaram a ter problemas durante a tarde, também tiveram a situação normalizada e segue sem problemas.

Segundo a Defesa Civil, há alguns pontos de alagamento em cidades da Grande São Paulo, mas os problemas se concentram principalmente em Cajamar, Caieiras e Franco da Rocha, onde pessoas chegaram a ser resgatadas após ficarem ilhadas por conta de inundações. Não há registro de desabrigados, de acordo com o órgão.

Em Guarulhos, a Defesa Civil municipal teve que usar um bote para resgatar seis pessoas que estava ilhadas em uma empresa do bairro Santa Emília.

Um deslizamento de terra entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis interrompeu totalmente a circulação de trens na linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De acordo com a companhia, o Paese (plano de emergência com uso de ônibus) foi acionado.

O problema foi identificado por volta das 16h15 e ficou mais de uma hora com a circulação de trens interrompida. Todas a malha da CPTM já tinha a circulação normalizada às 21h30.

TRÂNSITO

Na capital, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, não registra nenhum alagamento.

Choveu em diversas regiões da cidade no fim da tarde desta segunda-feira. De acordo com o CGE, as regiões mais atingidas foram a norte, oeste e leste.

A zona norte chegou a ficar em estado de atenção para alagamentos, mas a situação foi normalizada às 17h35. O céu permanece encoberto, mas é baixa a probabilidade para novos temporais entre a noite e a madrugada, segundo o CGE.

A chuva que caiu mais cedo, porém, provocou interrupções de energia que desligaram semáforos de quatro cruzamentos: rua Cerro Corá com praça Silvestre Rebelo, av. Raimundo Pereira de Magalhães com av. Fiorelli Peccicacco, av. Raimundo Pereira de Magalhães com rua Ernesto Bottoni e rua Sumidouro com rua Amaro Cavalheiro.


Endereço da página:

Links no texto: