Folha de S. Paulo


Linha 4-amarela do metrô fecha neste domingo para testes em nova estação

A linha 4-amarela do metrô de São Paulo ficará inteira desativada neste domingo (2), para a realização de testes antes da abertura da nova estação Fradique Coutinho, na zona oeste, no dia 15 deste mês.

Segundo a ViaQuatro, concessionária que administra a linha, os passageiros terão disponíveis ônibus do Paese (plano de emergência). Eles farão o trajeto entre as estações Butantã e Clínicas, da linha 2-verde.

Para usar gratuitamente os ônibus, usuários da linha 9-esmeralda da CPTM deverão retirar senhas na área paga da estação Pinheiros, próximo às catracas. No sentido oposto, as senhas serão distribuídas na estação Clínicas.

Entre as estações Clínicas e Luz, a ViaQuatro orienta que os passageiros utilizem as outras linhas do metrô. Aos domingos, a linha transporta, em média, 175 mil usuários.

De acordo com estimativas do governo do Estado, a estação vai beneficiar 15 mil passageiros por dia que poderão acessar a plataforma pela rua dos Pinheiros e pela rua Fradique Coutinho.

Quando for inaugurada, a estação vai funcionar nos primeiros dias apenas entre as 10h e às 15h. A previsão do governo é que no dia 22 de novembro passe a funcionar normalmente, das 4h40 à 0h e, aos sábados, até a 1h.

Com 14.260 metros quadrados de área construída, a estação Fradique Coutinho é a sétima a ser entregue na linha 4 e segue o modelo arquitetônico das outras estações da linha amarela.

A plataforma será fechada com portas automáticas de vidro, que só abrem quando o trem chega. O objetivo é dar mais segurança e evitar acidentes como a queda de usuários nos trilhos.


Endereço da página:

Links no texto: