Folha de S. Paulo


Radares fixos serão ampliados em 40% até 2015, em São Paulo

O novo sistema de fiscalização a bordo dos ônibus será implantado em um momento em que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já amplia o conjunto de radares fixos em São Paulo.
Em abril, foram assinados contratos que vão elevar em 40% a quantidade de aparelhos nas ruas e avenidas da cidade -de 601 para 843.

Aparelhos antigos estão sendo substituídos por novos, com tecnologia capaz de fiscalizar mais infrações. A instalação deve ser concluída em 2015 -até agora, 85 deles estão funcionando.

Antes da nova licitação dos radares nos ônibus, a prefeitura já estimava um crescimento na arrecadação com multas neste ano. A previsão é chegar a R$ 950 milhões, 12% a mais do que em 2013.

Com os radares nos ônibus, a fiscalização deixará de ser estática e passará a ser possível nos 4.330 km de vias percorridas pelos ônibus municipais (25% da malha viária de São Paulo).

A prefeitura estima que cada radar poderá registrar cerca de 5.000 imagens por mês. Antes de resultar em multa, cada imagem será processada para checar se houve mesmo uma infração de trânsito.

As viações não terão qualquer responsabilidade sobre o radar dos ônibus-a operação será independente dos motoristas e problemas como furto, vandalismo ou batida ficarão a cargo da empresa.

MADRUGADA

Além do novo sistema de fiscalização, o secretário Jilmar Tatto (Transportes) disse que a CET está implementando uma nova metodologia de trabalho na cidade.

Na prática, os agentes estão sendo treinados para atuar de maneira diferenciada permanentemente em pontos específicos.

De acordo com Tatto, o trabalho será reforçado nas madrugadas e nos finais de semana, períodos em que acontecem mais acidentes.

"Os agentes ficarão em pontos específicos para atuar os infratores. Há estudos que dizem que os motoristas costumam cometer as infrações sempre nos mesmos locais. Estamos identificando quais são esses pontos e vamos reforçar a fiscalização", disse.

A nova metodologia deverá ser ensinada para os guardas municipais que estão sendo treinados para também multar motoristas infratores. Ainda não há uma previsão de quando os GCMs começarão a atuar no trânsito.

Editoria de Arte/Folhapress
ÔNIBUS DEDO-DURO Prefeitura de São Paulo abre licitação para a instalação de radares nos coletivos
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