Folha de S. Paulo


Ciclista rápido vence carro e moto em competição de mobilidade em SP

A bicicleta foi o meio de transporte mais rápido na competição do Desafio Intermodal, realizada na noite desta quinta-feira (18) em São Paulo.

O evento faz parte da Semana da Mobilidade e está na nona edição. Foram 11 participantes, cada um usando um meio de transporte ou um percurso diferente.

Todos partiram às 18h da av. Luís Carlos Berrini, na zona sul, em direção à sede da prefeitura, no centro. O caminho, o mesmo de outros anos, tem cerca de 11 km e sempre é feito no pico da tarde.

O ciclista Ricardo Bruns, que pedalou por vias de trânsito rápido, levou 20min para chegar ao ponto final. Três minutos depois chegou Victor Campos, que usou uma moto e levou 23min.

No ano passado a moto havia vencido o desafio, com 19min, seguida pelo ciclista rápido, que cravou 23min.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que usou bicicleta e pedalou por vias com tráfego tranquilo, foi o nono a chegar –ele levou 1h27min no percurso. Foi quase o mesmo tempo do último colocado, o pedestre caminhado, que precisou de 1h45min.

O evento foi promovido pelo Instituto CicloBR e faz parte das atividades do Dia Mundial Sem Carro, comemorado na próxima segunda-feira (22). O objetivo é comparar os desempenhos para debater qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades.

O prefeito Fernando Haddad (PT), que chegou a confirmar presença a ciclistas, não participou do evento. Para promover as ciclovias que se tornaram bandeira de sua gestão, ele irá trabalhar de bicicleta na próxima segunda.

DESAFIO INTERMODAL 2014
Meio de transporte Tempo
Bicicleta por vias rápidas 20min09s
Motocicleta 23min07s
Bicicleta dobrável e metrô 46min15s
Ônibus 53min58s
Carro 59min45s
Trem e metrô 1h02min19s
Cadeirante no transporte público 1h03min24s
Pedestre correndo 1h04min55s
Bicicleta por vias tranquilas 1h27min03s
Skate 1h32min45s
Pedestre caminhando 1h45min08s

Endereço da página:

Links no texto: