Folha de S. Paulo


Padilha cobra explicação de Alckmin sobre repasse para a Santa Casa

O candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha, cobrou neste sábado (23) que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se explique sobre a acusação de que a administração estadual deixa de repassar verba federal para a Santa Casa de São Paulo.

Em entrevista à Folha, o provedor do hospital filantrópico, Kalil Rocha Abdalla, afirmou que a administração tucana não envia integralmente os recursos federais destinados para a entidade. O governador negou neste sábado (26) a acusação.

"Tem de mostrar tudo às claras. O governador tem de se explicar sobre por que não devolve o dinheiro da Santa Casa de São Paulo", criticou Padilha.

O petista participou neste sábado (26) de lançamento da candidatura a deputado estadual do presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT), na capital paulista. Ele defendeu a realização de uma auditoria nos repasses e acusou a administração estadual de tentar "jogar a culpa" no governo federal.

"Eu sou médico e fico indignado que alguém, que também é médico, possa segurar o dinheiro da Santa Casa e obrigá-la a adiar os atendimentos", afirmou.

A Santa Casa interrompeu o atendimento de emergência por cerca de 28 horas nesta semana alegando falta de recursos para comprar medicamentos e materiais.

Alckmin disse neste sábado que "tudo que o governo federal envia nós repassamos para a Santa Casa. E, além disso, nós passamos mais R$ 170 milhões. Somos um dos poucos Estados brasileiros que cumpre uma obrigação que não é nossa, mas do governo federal, que é de complementar a tabela do Sistema Único de Saúde".

Avener Prado/Folhapress
Paciente busca atendimento na Santa Casa que esteve fechada na última terça-feira
Paciente busca atendimento na Santa Casa que esteve fechada na última terça-feira

Endereço da página:

Links no texto: