Folha de S. Paulo


Manifestação de motoristas bloqueia trânsito no Largo do Paissandu

Uma manifestação de motoristas de ônibus interrompe o trânsito, na manhã desta terça-feira (20), na região do Largo do Paissandu, no centro de São Paulo.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda aos motoristas que evitem circular pela região. Os manifestantes estão ocupando o Largo e o cruzamento com a avenida Rio Branco.

Por volta das 10h18, havia um congestionamento de cerca de 2 km na avenida Rio Branco, entre o Largo Paissandu e a rua Eduardo Prado. No mesmo horário havia problemas também por vias entorno, como a avenida Ipiranga e São João.

Segundo a SPTrans, o movimento é feito por funcionários da empresa Santa Brígida que discordam da proposta salarial feita aos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo na tarde de segunda-feira (19).

Em assembleia, os trabalhadores aceitaram a proposta de reajuste salarial de 10%, além de aumento nos valores do vale-refeição e na participação nos lucros.

Também fez parte do acordo o aumento na licença-maternidade para mulheres de quatro para seis meses e o reconhecimento da insalubridade para o cálculo da aposentadoria.

Atualmente, o piso salarial de motoristas é de R$ 1.955, e o de cobradores, R$ 1.130.


Endereço da página: