Folha de S. Paulo


Marginal Tietê tem 20 km de lentidão na saída para o feriado

A marginal Tietê já registra, no meio da tarde desta quarta-feira, cerca de 20 km de congestionamento, sentido Ayrton Senna, na saída para o feriadão de 1º de Maio.

Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomendou que os motoristas retardem a saída para o feriado prolongado, devido "à grande movimentação de veículos que tentam deixar a capital paulista neste momento."

O congestionamento na marginal significa que quase toda a via já tem filas de veículos. Ao todo, a marginal Tietê tem cerca 24 km de extensão.

Segundo a CET, o congestionamento ocorre da rodovia Castello Branco até a região do hospital da Vila Maria.

A companhia diz que as filas são causadas por excesso de veículos que trafegam pela cidade. Ao todo, a cidade tem 92 km de lentidão –ou 10,3% dos 868 km de vias monitoradas. A média para o horário é de 7%.

De acordo com a CET, aproximadamente 1,7 milhão dos 7,3 milhões de veículos da cidade devem deixar a capital e utilizar as estradas paulistas e federais no Dia do Trabalho. O volume é 15% inferior a estimativa feita pela companhia para o feriado de Páscoa e Tiradentes.

A companhia pede para que o motorista evite sair nos horários considerados de pico - entre às 13h e às 22h desta quarta-feira

ESTRADAS

As principais estradas do Estado de São Paulo, tanto com direção ao litoral quanto ao interior, apresentam trânsito bom nesta tarde.

As concessionárias esperam que o fluxo de carros seja menor neste 1º de Maio na comparação com a saída do paulistano na Páscoa e Tiradentes.

A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, estima que entre 250 e 370 mil veículos devem descer a serra para a Baixada Santista durante o feriado - 25% a menos que o último feriado.

De acordo com a concessionária, nesta quarta-feira está prevista implantação da operação descida, com sete faixas funcionando no sentido litoral e três faixas no sentido São Paulo. A operação subida deverá ser implantada na tarde de domingo.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: