Folha de S. Paulo


Hora do Planeta deixará no escuro mais de 300 monumentos pelo Brasil

Mais de 300 monumentos espalhados pelo Brasil devem apagar suas luzes por uma hora na noite deste sábado (29), em comemoração à Hora do Planeta. Em sua sexta edição no país, o evento promovido pela ONG WWF já foi confirmado por 106 cidades.

Entre prédios públicos, monumentos e pontos turísticos que devem ficar às escuras entre 20h30 e 21h30 estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte e o Jardim Botânico, em Curitiba.

Em São Paulo, a organização promete um evento especial na praça Victor Civita, em Pinheiros (zona oeste), onde um interruptor apagará, simbolicamente, todas as outras cidades do país. Entre os ícones paulistas que serão apagados estão o parque do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras, o Theatro Municipal e a Sala São Paulo.

Bertrand Langlois - 23.mar.2013/AFP
Montagem com a Torre Eiffel, em Paris, antes e durante a Hora do Planeta, em 2013
Montagem com a Torre Eiffel, em Paris, antes e durante a Hora do Planeta, em 2013

A campanha, que aposta na atitude e das pessoas para a conscientização contra o aquecimento global, terá como diferencial neste ano um embaixador mundial: o Homem Aranha. Por isso, o evento em Pinheiros será tematizado com o super-herói e haverá também distribuição de máscaras.

Já o maior evento envolvendo o super herói ocorrerá em Cingapura, onde o elenco de "O Espetacular Homem-Aranha 2", participará de uma cerimônia para o apagamento das luzes.

Entre outros locais pelo mundo que terão sessenta minutos de escuridão estão a Torre Eiffel, em Paris, o Kremlin, em Moscou, o Empire State Building e a Times Square, em Nova York, o palácio de Buckingham, em Londres e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Segundo o WWF, em 2013, mais de 7.000 cidades em 154 países apagaram as suas luzes por sessenta minutos. No Brasil, 113 cidades apagaram juntas as luzes de 627 monumentos, espaços públicos e prédios históricos.


Endereço da página: