Folha de S. Paulo


Começa hoje a proibição de táxis nos corredores de ônibus nos horários de pico

A partir de hoje (17), os táxis estão parcialmente proibidos de circular, mesmo com passageiros, nos corredores de ônibus em São Paulo. A medida foi anunciada pela prefeitura e pelo Ministério Público na sexta-feira (14) passada. As multas, no entanto, só serão aplicadas a partir do dia 14 de abril.

A proibição vale no horário onde ocorrem os principais picos de congestionamento na cidade –das 6h às 9h e das 16h às 20h. Fora dos horários estipulados, a restrição fica suspensa.

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que o período sem autuações será necessário para implantar as placas de sinalização. No período, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) farão apenas a orientação aos motoristas. No fim de semana, os táxis poderão circular normalmente nos corredores de ônibus.

Os taxistas, no entanto, tiveram uma antiga reivindicação atendida pela prefeitura e poderão circular por algumas faixas exclusivas de ônibus pela cidade. Antes dessa determinação, as faixas eram restritas aos coletivos e qualquer veículo, além dos ônibus, que circulasse pelas vias segregadas à direita era multado.

Os táxis, a partir de hoje, poderão circular, desde que com passageiros, pela faixas exclusivas do corredor norte-sul (23 de Maio) e as das avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Sumaré e Indianópolis. O tráfego também está liberado nas vias exclusivas nas marginais.

Tercio Teixeira/Folhapress
Taxi no corredor de onibus na Reboucas
Táxi no corredor de ônibus na Rebouças. Desde 2005, acesso é livre para taxistas com passageiro

ESTUDO

A decisão de restringir os táxis foi tomada após um estudo da própria prefeitura mostrar que os táxis atrapalham a velocidade dos ônibus nesse tipo de via.

O estudo que baseou a decisão contém simulações feitas pela CET pela SPTrans (empresa municipal de transportes) e pela consultoria Tranzum.

Em todos os cenários, há queda na velocidade dos ônibus devido à presença dos táxis.

Uma simulação feita pela SPTrans na avenida Rebouças mostra que a velocidade dos coletivos cai de 24,4 km/h para 17,1 km/h por causa da concorrência com os veículos particulares. Isso corresponde a 30% de redução.

Simulação mais específica, que leva em conta o cruzamento do corredor da Rebouças com a rua Oscar Freire, aponta diminuição de 78% no pico da manhã e de 44% no pico da tarde na velocidades dos ônibus quando o uso do corredor é compartilhado pelos dois tipos de veículo.


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