Folha de S. Paulo


Mancha verde volta a afastar banhistas na praia de Ipanema

Banhistas foram surpreendidos nesta quarta-feira (15) com a coloração do mar nas principais praias da zona sul do Rio de Janeiro. Em Ipanema, durante a manhã, os visitantes encontraram a água coberta por uma grande mancha verde. Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a mancha foi causada por fragmentos da macroalga Ulva sp, "uma espécie muito comum e que não oferece nenhum risco aos banhistas."

Os técnicos explicam ainda que as "algas normalmente são arribadas do costão pelo mar e acabam levadas para a costa pela variação da maré", e que a fiscalização coletou amostras entre o Arpoador e o Leblon, mas foram encontrados os fragmentos na costa apenas na altura da praia do Diabo.

Desde o final de dezembro o mar do Rio tem apresentado manchas com frequência. O Inea tem reiterado que a maioria das ocorrências é ocasionada por algas que se proliferam em função do calor e do aumento na presença de matéria orgânica.

Na última sexta-feira, por exemplo, uma mancha mais escura foi avistada pelos banhistas no Arpoador. No dia 6, uma espuma escura chegou até a areia em boa parte da orla da zona sul, afastando os banhistas.


Endereço da página: