Folha de S. Paulo


Jarbas Nogueira de Morais Karman (1953-2013) - Um empreendedor de espírito indômito

Foi trabalhando com o pai que o engenheiro mecânico Jarbas Karman descobriu que a sua vocação era mesmo o empreendedorismo. Transformou a pequena empresa familiar em um grande negócio.

Ótimo tenista, decidiu montar, há 35 anos, na zona oeste de São Paulo, uma das primeiras academias do Brasil dedicada à modalidade --hoje, Sumaré Sports e com diversas atividades físicas.

O esporte, aliás, era uma grande paixão de Jarbas. Também excelente enxadrista, competia pelo Pinheiros, que agora vai homenageá-lo dando o nome do ex-atleta ao torneio de xadrez do clube.

Gostava ainda de mergulhar e conheceu o fundo do mar de várias partes do mundo, incluindo as ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico.

Tinha nas motos, principalmente as italianas de corrida, um grande hobby. Lia e pesquisava muito sobre o assunto, principalmente quando pretendia comprar alguma. Em uma viagem à Itália, conheceu a fábrica da Ducati.

Ao lado do filho, programava fazer uma viagem de moto pela Rota 66, nos EUA.

De espírito indômito, adorava viajar e caminhar por lugares de difícil acesso. Curioso que era, conta a família, sempre que houvesse um muro, costumava olhar por cima dele para saber o que havia do outro lado.

Tinha muitos amigos. Se preocupava em cuidar das pessoas e ajudá-las. Se preciso, emprestava até dinheiro.

Morreu no dia 12, aos 60 anos, após sofrer um acidente de moto em São Paulo. Deixa a viúva, Alaine, os dois filhos, André e Gabriela, três irmãos e a mãe, Zaíra.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página: